Avenidas Paulista e Dr. Arnaldo terão faixa exclusiva para ônibus a partir de quarta (10)
Na segunda (8), passa a funcionar também o segundo trecho do tipo na Marginal Pinheiros
A partir desta quarta (10), duas das principais vias de São Paulo terão faixas exclusivas para ônibus. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou a implantação dessas áreas na Avenida Paulista – entre a Rua Augusta e a Praça Oswaldo Cruz – e na Avenida Dr. Arnaldo, entre a Rua Galeno de Almeida e 175 metros depois da Rua Teodoro Sampaio. A medida faz parte do plano da administração para priorizar o transporte público.
Na Paulista, funcionará nos dois sentidos de segunda a sábado, das 6h às 22h. Já na Doutor Arnaldo, ocupará somente a pista sentido centro de segunda a sexta, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h. No total, serão mais 2,7 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. No último mês, o prefeito Fernando Haddad afirmou que 220 quilômetros serão implementados até o fim do ano.
De acordo com a CET, a medida vai melhorar a circulação de 56 linhas que circulam diariamente pelas duas vias. Somente na Paulista, 265 mil passageiros são transportados em dias úteis.
Marginal Pinheiros
A partir desta segunda (8), o segundo trecho reservado para ônibus passará a funcionar na Marginal Pinheiros, da Ponte Engenheiro Ary Torres até o acesso à Avenida João Dias, no sentido Interlagos. Com 5,8 quilômetros de extensão, a faixa funciona das 6h às 9h e das 17h às 20h, de segunda a sexta.
Um terceiro trecho começará a valer no dia 15, entre a Avenida Mário Lopes Leão e a Ponte Engenheiro Ary Torres, sentido Castello Branco.
Transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.