Destaque da ala das crianças da Vai-Vai dá exemplo de solidariedade
Maria Eduarda Malaquias de Freitas, de 15 anos, é integrante da escola de samba e participou de ação beneficente
No dia 19, Maria Eduarda Malaquias de Freitas, a Duda, de 15 anos, preparava embrulhos com brinquedos. Ela arrematava o pacote dourado com uma fita branca. Ela e a mãe, a analista financeira Romênia Malaquias de Freitas, de 36 anos, preparavam com outras três pessoas e uma bebê, a observadora Luanda, kits de presentes que seriam entregues em uma ação solidária chamada Entre Amigos, no estacionamento da escola de samba Vai-Vai. Os destinatários são cerca de quinhentos pequenos, de famílias carentes, que moram no bairro do Bexiga e entorno.
“A gente se divide, uma parte da equipe fica para distribuir os doces que arrecadamos, outra para organizar a fila. A entrega de brinquedos é responsabilidade minha”, detalha a garota que começou a frequentar a Vai-Vai com sete anos. “Estudo em uma escola particular e tenho uma família que não é rica, mas tem condições econômicas muito boas. Então quando eu posso, faço questão de ajudar”, afirma Duda.
A adolescente, que foi uma das personagens abordadas na matéria de capa Retrato Generoso, é destaque na ala das crianças da escola de samba: “Em 2019, também fui eleita princesa do carnaval, categoria mirim, pela Associação dos Sambistas do Amanhã de São Paulo (Asap), então muitas crianças me conhecem. Elas ficam muito felizes quando entrego os presentes. Dizem que quando crescerem querem ser como eu.” Quando perguntada sobre seus desejos para 2021, Duda não hesita: “Quero que seja um ano melhor, que a vacina chegue rápido, por favor. Só assim a gente pode voltar com os ensaios e o Carnaval.”