Continua após publicidade

Escola onde Tarcísio votou fica a 400 metros de onde ele diz morar

Segundo colocado nas pesquisas, que tinha esquecido do colégio, foi andando do apartamento até o local de votação neste domingo

Por Clayton Freitas
Atualizado em 2 out 2022, 20h46 - Publicado em 2 out 2022, 13h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Segundo colocado nas pesquisas para o governo do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), votou na manhã deste domingo (2) na escola Carlos Saloni, em São José dos Campos, distante 90 km da capital.

    Publicidade

    O local dista cerca de 400 metros do apartamento que ele declarou como residência à Justiça Eleitoral. O ponto de votação de Tarcísio ficou em evidência após o candidato se esquecer o nome da escola durante uma entrevista à TV Vanguarda, afiliada da TV Globo. Em determinado momento, a jornalista perguntou onde ele votava, e ele disse ter se esquecido. “Ah, é um colégio”, disse o candidato. Visivelmente constrangido, ele disse ter “fugido à cabeça”.

    Publicidade

    Tarcísio é criticado por rivais por ter passado quase a totalidade de sua vida fora de São Paulo.

    Ele foi até o local acompanhado de sua mulher, Cristina Freitas, e do candidato a vice-governador, Felicio Ramuth (PSD). Após votar, Tarcísio disse estar feliz com a campanha. “A nossa expectativa é a melhor possível. A gente está feliz com o resultado das andanças”, afirmou.

    Publicidade

    O candidato disse que acompanhará a apuração na casa do ex-governador Guilherme Afif Domingos (PSD), que até maio deste ano integrava o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), onde foi assessor especial de Paulo Guedes, ministro da Economia.

    Corrida eleitoral

    Publicidade

    Se as pesquisas de opinião de voto divulgadas até agora se confirmarem, é bem provável que Tarcísio seja o adversário de Fernando Haddad (PT) num eventual segundo turno das eleições, em 30 de outubro.

    Só neste sábado (1º) foram divulgadas duas sondagens, do Datafolha e do Ipec. Ambas indicam Haddad na ponta, seguido de Tarcísio e de Rodrigo Garcia (PSDB). Elas diferem pouco, porém, ambas indicam uma oscilação numérica para baixo do petista, e um avanço de Tarcísio, porém, dentro da margem de erro. Confira

    Publicidade

    Datafolha (*)

    Ipec (**)

    Publicidade

    Se esses números se confirmarem, essa será a primeira vez que um candidato tucano não irá para o segundo turno em cerca de 30 anos. Conforme a reportagem de capa da Vejinha desta semana, seja lá quem for o escolhido, ele enfrentará uma série de grandes desafios, entre eles alguns que demandam soluções urgentes. A lista inclui desde o fantasma do desabastecimento (os mananciais receberam pouca chuva nos últimos meses), passando por medidas para reduzir os crimes patrimoniais, até como atender a enorme fila de procedimentos de saúde não realizados na pandemia.

    Continua após a publicidade

    (*) Pesquisa do Datafolha foi contratada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo. Foram ouvidas  3 700 pessoas em 79 cidades paulistas diferentes entre a sexta-feira (30) e este sábado (01). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-09987/2022. Os outros que pontuaram foram: Carol Vigliar (UP), com 2%. Gabriel Colombo (PCB), Elvis Cezar (PDT), Antonio Jorge (DC), Edson Dorta (PCO) e Vinicius Poit (Novo) têm 1% cada um e Altino (PSTU) não pontuou.

    (*) Sondagem do IPEC foi contratada pela Globo e ouviu 2 000 mil pessoas, entre os dias 29 (quinta-feira) este sábado (1º), em 83 cidades paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número SP-05847/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03126/2022. Os outros que pontuaram foram: Carol Vigliar (UP), Gabriel Colombo (PCB), Elvis Cezar (PDT), Edson Dorta (PCO), Vinicius Poit (Novo) e Altino (PSTU), todos com 1% cada. Antonio Jorge (DC), não pontuou.

    Confira a apuração do resultado das eleições 2022 aqui na Veja.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.