Lei quer liberar enterro de animais em cemitérios municipais
Se aprovada, proposta permitirá sepultar bichinhos de estimação junto com os familiares
Projeto de autoria de dois vereadores pretende autorizar que animais domésticos sejam enterrados nos cemitérios municipais de São Paulo. Caso seja aprovada, a lei libera aqueles que já possuem jazigos a enterrarem seus bichinhos junto com os familiares.
- Poodle passa de mendigo a príncipe
- Ajude os animais enquanto come um baita jantar
- Os melhores gifs da Grumpy Cat
A proposta ainda precisa ser aprovada em duas votações na Câmara e sancionada pelo prefeito. Em suas justificativas o projeto diz que “as pessoas em geral se desesperam sem saber para onde destinar o cadáver”.
Roberto Trípoli (PV), um dos propositores ao lado de Antônio Goulart (PSD), afirma que essa é uma demanda antiga reivindicada há algum tempo por integrantes da sociedade. “Agora que a população está mais sensível a essa questão, essa lei faz mais sentido. Todas as minhas leis geram uma polêmica no início até as pessoas entenderem melhor a proposta”.
O vereador acredita que a lei passará sem restrições na primeira votação, mas afirma que gostaria de fazer uma audiência pública antes da segunda votação. “Vamos também conversar com o prefeito e sensibilizá-lo. Ele gosta de animais”.
Atualmente, quem deseja enterrar o bichinho de estimação deve procurar algum dos cemitérios particulares. Os serviços vão desde enterro em valas individuais ou comunitárias, sepultamento em gavetas, ou cremação.
A lei que permite que animais sejam sepultados em áreas privadas foi aprovada em 1988, pelo então prefeito Jânio Quadros. Segundo a legislação, cada cemitério deve destinar 10% do terreno para animais de pessoas comprovadamente carentes.