Continua após publicidade

Edifício Triângulo, no centro, tem obra de Di Cavalcanti

O painel de pastilhas do artista modernista, no entanto, foi danificado por uma fogueira feita por moradores de rua nos anos 90

Por Vinicius Tamamoto
Atualizado em 27 out 2017, 06h00 - Publicado em 27 out 2017, 06h00
Edifício Triângulo, no centro histórico da cidade: projeto de Oscar Niemeyer com obra de Di Cavalcanti (Luiz Aymar/Veja SP)
Continua após publicidade

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Edifício Triângulo foi inaugurado em 1954. À época, o slogan publicitário “Só para homens de negócios” destacava seu apelo comercial pela localização privilegiada: a entrada do prédio fica no número 24 da Rua José Bonifácio, no centro, e o formato triangular o estende para as ruas Quintino Bocaiúva e Direita.

Edifício Triângulo
Edifício Triângulo, no centro histórico da cidade: projeto de Oscar Niemeyer com obra de Di Cavalcanti (Luiz Aymar/Veja SP)

O artista modernista Di Cavalcanti criou um painel de pastilhas de vidro que adorna a fachada. A obra, no entanto, foi danificada por uma fogueira ateada por moradores de rua nos anos 90. Uma restauração com pastilhas de cerâmica chegou a ser realizada alguns anos depois, mas o material usado teria sido de má qualidade. Hoje, o zelador do condomínio batalha por uma reforma completa da arte. “Não vou desistir até ficar pronta”, diz Everaldo Santos, no local há vinte anos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.