Doria faz prova de reciclagem pra recuperar CNH e é aprovado
O prefeito de São Paulo perdeu temporariamente a permissão para dirigir por ter sido multado cinco vezes entre novembro de 2014 e junho de 2015
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) fez a prova de reciclagem no Detran, na manhã desta terça-feira (13), para conseguir sua carteira de motorista de volta. Ele conseguiu a aprovação ao acertar 26 das trinta perguntas.
“Está aqui o resultado do teste, eu fiz um curso de reciclagem, é um curso online que se faz. Eu estudei, participei da reciclagem e da carga horária. De trinta perguntas, eu acertei 26 portanto passei e terei a minha carteira de habilitação entregue novamente para uso sempre com muita prudência e muito cuidado”, disse.
Ele disse não saber quais questões que ele errou, só soube do resultado. “Não foi uma prova fácil, não”, disse. “Tem pegadinhas”.
Doria perdeu temporariamente a permissão para dirigir por ter sido multado cinco vezes entre novembro de 2014 e junho de 2015, acumulando 23 pontos (3 a mais, portanto, que o limite), segundo revelou a Folha de S.Paulo na semana passada.
Em seu prontuário constam infrações cometidas a bordo de três carros particulares: um Audi, um Porsche e um BMW. Quatro delas, de 4 pontos cada uma, são de gravidade moderada (três por transitar acima da velocidade em até 20% e uma por manobra arriscada). A última é “gravíssima”, porque o veículo avançou o sinal vermelho. Com isso, sua CNH ficou suspensa entre 13 de janeiro e 12 de março.
Em entrevista a VEJA SÃO PAULO, Doria reconheceu o erro, confirmou as multas e assumiu que, em algumas das vezes, era ele quem estava ao volante. “Na maioria delas, porém, foi o meu motorista”, afirmou. “Em duas ocasiões, inclusive, eu estava no exterior. O Detran reconheceu isso, mas, como fiz a contestação fora do prazo, não tive os pontos retirados.” Ainda assim, nenhum motorista foi demitido nem sequer levou bronca pelo ocorrido. “Se eu assumi, a responsabilidade é minha”, explica.