Continua após publicidade

Diletto apaga história fictícia sobre sua fundação

Após polêmica, marca decidiu retirar de seu site e de seus produtos narrativa sobre Vittorio Scabin, "avô" de um dos sócios

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h53 - Publicado em 15 jan 2015, 15h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os sócios Leandro Scabin e Fábio Meneghini não viram problemas quando elaboraram a história que serviria de gênese para a marca de sorvetes Diletto. A narrativa contava a trajetória de Vittorio Scabin, avô de Leandro, que teria criado os primeiros sorvetes da marca em 1922, na Itália, combinando neve e frutas frescas. Com o início da Segunda Guerra e sem perspectiva de continuar naquele país, ele teria migrado para o Brasil. Oitenta anos depois, caberia ao neto a tarefa de refundar a tradicional empresa.

    Onde tomar paletas mexicanas

    Uma reportagem de EXAME, editada pelo Grupo Abril, no entanto, revelou que a história de Vovô Vittorio não era bem aquela. O texto integrava uma estratégia de storytelling, tática usada por publicitários que consiste em criar narrativas para atrair o interesse do público e promover uma marca.  

    “Contar uma história por trás de uma marca é uma técnica que sempre existiu. Empresas desenvolvem narrativas, ficcionais ou não”, diz o diretor de criação da agência DM9, Fábio Brandão. “A questão é que o consumidor precisa saber até onde vai a veracidade dessa história. Hoje é muito difícil fazer com que um fato fictício contado como real fique escondido por muito tempo.” Em entrevista a VEJA SÃO PAULO, Fábio Meneghini, um dos sócios, disse que tática foi “licença poética”

    Continua após a publicidade

    Após a publicação da reportagem, uma consumidora registrou queixa no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O órgão sugeriu que a Diletto retirasse a campanha de circulação. Mesmo sem abrangência jurídica, a recomendação do foi acatada. No fim do ano, a seção “Nossa História” no site da marca saiu do ar. 

    VEJA COMER & BEBER São Paulo 2014: sorvetes

    Com uma linguagem visual retrô e utilizando-se da imagem do avô para alinhar a marca com o passado, a Diletto foi lançada em 2008 e emplacou. No ano seguinte, contava com 400 pontos de venda em todo o país. Com o slogan La felicità è un gelato (a felicidade é um sorvete, em italiano) e a presença de Jorge Paulo Lemann entre os acionistas, a marca chegou aos 30 milhões de reais de faturamento em 2012.

    Continua após a publicidade

     

    A assessoria de imprensa da Diletto divulgou nota para esclarecer o caso. “O personagem Vittorio, fundador da Diletto, é alterego do Sr. Antonio, avô de nosso sócio. Como representado por nosso personagem, o verdadeiro nonno foi um imigrante de origem italiana proveniente do vilarejo de Sappada, na região do Vêneto, uma região famosa na Itália por utilizar a neve dos Alpes no processo de fabricação artesanal de gelato. Contamos essa história e a tangibilizamos através de slogan e imagens de cunho publicitário.”

    + Confira as últimas notícias

    Continua após a publicidade

    Mesmo com a trajetória similar à do personagem inventado pela Diletto, Antonio nunca teria produzido qualquer sorvete. Além de retirar a história do site e das embalagens dos produtos, a Dilleto também deixará de lado a figura do Vovô Vittorio nos sorvetes e passará a adotar somente o desenho do urso polar, usado desde o  lançamento da marca.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.