Salão do Automóvel: de olho nos próximos 50 anos
Após celebrar seu cinquentenário em 2010, evento aposta na interação com o público para se tornar um dos cinco maiores do mundo
Há meio século, os aficionados de carros em São Paulo têm destino certo a cada dois anos: o Salão Internacional do Automóvel. Responsável por apresentar as tendências e os objetos de desejo há gerações, o evento levou 750.000 pessoas ao Anhembi no ano passado. A 27ª edição, em outubro de 2012, promete maior interação entre público e expositores. “A meta é transformá-lo em um dos cinco melhores do mundo. Para isso, queremos propiciar um experiência única aos visitantes”, conta Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, responsável pela feira. Comuns em eventos internacionais, mas ainda não praticados por aqui, os test-drives podem ser a novidade, se houver espaço.
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O Anhembi, aliás, ficou pequeno já há alguns anos, e os organizadores reivindicam uma estrutura mais moderna. Da Vera afirma que o empreendimento tem capacidade para crescer 50% em número de visitantes se migrar para um local maior. Existe na Câmara Municipal um projeto para a construção de uma área de eventos onde seria construído um estádio em Pirituba. Se aprovado, o Salão pode ganhar casa nova.
Além dos carros…
Não são só Ferraris e Lamborghinis que atraem os visitantes: as recepcionistas também chamam atenção nos estandes. E sorrir não é a única exigência para as garotas. “Recebemos treinamento para falar sobre os veículos. É um trabalho duro, são horas em pé, de salto alto”, diz a promotora Ananda Hausmann, há cinco anos na área. Além disso, é preciso saber driblar as cantadas — incessantes — do público masculino. “A mais comum é perguntarem se a modelo vem junto com o carro”, afirma. Uma recepcionista recebe entre 200 e 250 reais por dia no Salão. “A maioria dos estandes exige o que chamamos de promotora AA: mais de 1,75 metro, manequim 36 ou 38, bonita e simpática”, conta André Barion, da Barion Eventos, que enviou 180 profissionais para a última edição. Quem dá a palavra final sobre as escolhidas são os clientes. “A concorrência é grande, porque o Salão é uma vitrine para as modelos”, diz Fernanda Lacerda, coordenadora de casting da Opção X Eventos, que possui mais de 30.000 profissionais cadastrados.
112 MILHÕES de reais é a estimativa de valores movimentados por turistas que visitam o evento
15.000 empregos diretos e indiretos são criados
980.000 foi o recorde de visitantes, em 1978
OS DESTAQUES DE CADA ANO
1960 – Aero-Willys, DKW, Rural e Kombi
1961 – Willys Interlagos, Simca Chambord e Volkswagen 1.2
1962 – Aero-Willys 2600, Karmann-Guia, Jangada e Bandeirante
1964 – DKW-Vemag, Aero-Willys 65 e Veraneio
1966 – Itamaraty Executivo (imagem abaixo), Ford Galaxie e Puma
1968 – Corcel, Galaxie, Opala e Volkswagen Sedan
1970 – Alfa Romeo 2150, Corcel GT, Landau, Variant e Dodge Charger
1972 – Maverick e Puma GTB
1974 – Passat, Fusca 1.6, Caravan e Itaipu
1976 – Fiat 147
1978 – Diplomata, Chevette e Brasília
1981 – Gol, Voyage, Saveiro e Del Rey
1983 – Santana
1984 – Fiat Uno e Gurgel Carajás
1986 – BMW 735, Ferrari 328 e Porsche 911
1988 – Gol GTI, Veraneio e Parati 1.8
1990 – Monza
1992 – Saab 900, Suprema e Tempra
1994 – Uno Mille, Astra, Ford Ranger, Fiesta, Mondeo, Audi A8 e Kia Sportage
1996 – Corsa Wagon, Palio Weekend e Ka
1998 – Citroën Xsara, Classe A, Freelander, Peugeot 206, Brava, Corolla e New Beetle
2000 – Chrysler PT Cruiser, Ford Focus, Volvo S60 e Bora
2002 – Cayenne, Accord, EcoSport, Honda Fit e Citroën C3
2004 – Polo Sedan, Meriva e Ferrari 612 Scaglietti
2006 – Chevrolet Camaro, Jaguar XK e Mégane Cabrio
2008 – Pagani Zonda
2010 – Camaro, Ford Edge, Jac J6, Audi A1, Peugeot 3008, Volkswagen Jetta e Fiat Bravo