Datafolha aponta violência como maior preocupação dos moradores da capital
É a primeira vez em 11 anos que a segurança pública ultrapassa a saúde na pesquisa, cuja última edição foi divulgada neste sábado (2)
A violência é a maior preocupação dos moradores da cidade de São Paulo, segundo pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (2). O tema lidera o ranking com citações feitas por 22% dos entrevistados, deixando para trás o atendimento de saúde, com 16%, e o transporte coletivo, com 8%.
É a primeira vez em 11 anos que a segurança preocupa mais paulistanos que o atendimento de saúde. A percepção sobre a saúde, inclusive, teve uma melhora desde a última edição da pesquisa, em 2020: há três anos, 23% dos entrevistados diziam que a saúde era o principal problema de São Paulo, e agora são 16%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de agosto com 1.092 moradores e possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. As respostas à pergunta da pesquisa foram espontâneas, quando não há uma lista prévia de assuntos entre os quais os entrevistados precisam escolher a maior preocupação.
+Roubo e furto de celular: levantamento mostra locais e horários mais perigosos
Comparado com a última pesquisa, realizada em 2020, as respostas sobre violência quase dobraram: saltaram de 12% para 22%.
O problema foi o mais citado pelos moradores do Centro, com 32%. Mas a violência é a maior preocupação dos habitantes em todas as regiões da capital: 25% na zona sul, 24% na zona oeste, 22% na zona norte e 19% na zona leste.
Confira o ranking:
1. Violência: 22%
2. Atendimento de saúde: 16%
3. Transporte coletivo: 8%
4. Escolas e creches: 6%
5. Buracos nas calçadas e no asfalto 6%
6. Problemas na limpeza e coleta de lixo: 5%
7. Habitação: 4%
8. Quantidade de moradores de rua: 4%