Continua após publicidade

Em meio à crise, Avenida Paulista encara dezembro com pouca decoração

No Natal de vacas magras, não haverá guirlandas nem iluminação nos postes da via

Por Ana Luiza Cardoso
Atualizado em 1 jun 2017, 15h39 - Publicado em 16 dez 2016, 23h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cruzar a Avenida Paulista na época natalina foi, por mais de uma década, um programa familiar e tanto, que atraía gente de toda a cidade e também turistas. Bancos e empresas embelezavam sua fachada e um dos pontos de maior destaque era um gigantesco palco montado pela prefeitura entre a Rua Padre João Manuel e a Alameda Ministro Rocha Azevedo. Enfeitada por bonecos, renas, árvore iluminada e um Papai Noel de 10 metros de altura, a estrutura podia ser avistada (e fotografada) de longe.

    + Ônibus com decoração especial de Natal passam a circular

    Era um negócio de parar o trânsito, literalmente: formavam-se congestionamentos de carros em marcha lenta para que os motoristas pudessem curtir e fotografar tudo. Hoje, no entanto, o clima por lá é bem diferente. Não há guirlandas nem iluminação nos postes ao longo do canteiro central da avenida, e o Parque Trianon, cujas árvores costumavam receber luzinhas, está um breu. O charmoso casarão de número 1811, onde até outubro do ano passado funcionava uma agência bancária do Itaú Personnalité famosa pelos enfeites de Natal extravagantes, agora exibe uma placa que anuncia a locação. No número 1450, ocupado pelo Bradesco Prime, a última produção impactante foi em 2011.

    Desde 2015, a avenida cartão-postal da cidade vem perdendo o brilho na época das festas de dezembro. A atual crise econômica agravou o processo. A SPTuris afirma que não recebeu da prefeitura um único centavo para gastar com decoração natalina em 2016, mas tentou manter o clima de festa na cidade com a busca de patrocinadores. Emplacou apenas um projeto, o da árvore de Natal do Ibirapuera, instalada na Praça Escoteiro Aldo Chioratto no último dia 26, com a ajuda da Coca-Cola. Em outra ação, via SPTrans, 33 ônibus decorados rodam pela cidade, inclusive pela Paulista, até o fim do ano.

    decoração natal conjunto nacional
    decoração natal conjunto nacional ()

    Atualmente, só alguns pontos ainda mantêm a tradição, a exemplo do Conjunto Nacional. O endereço colocou mandalas de material reciclado na fachada e um presépio parcialmente reaproveitado de 2015. “Estamos vivendo um momento de tristeza, mas não deixamos de enfeitar”, diz a síndica do condomínio, Vilma Peramezza, que também preside a Associação Paulista Viva. Segundo ela, o prédio gastou 150 000 reais, menos da metade da despesa do ano anterior.

    Continua após a publicidade

    Do outro lado da Paulista, o Shopping Center 3 chama atenção com Papais Noéis praianos e uma árvore de 10 metros de altura na calçada. Outro centro de compras localizado ali por perto, o Cidade São Paulo desembolsou cerca de 1 milhão de reais para embelezar corredores, fachada e as árvores ao redor. Está prometida para este domingo, 18, a instalação de uma árvore feita de luzes no topo do Edifício Ansarah, no número 2136 da avenida. Segundo os responsáveis pela iniciativa, a projeção poderá alcançar 5 quilômetros de altura. Em tempos de recessão, é quase um milagre.

    Passado cintilante 

    Três conjuntos que encantavam os paulistanos e causavam congestionamentos

    palco avenida paulista
    palco avenida paulista ()

    O palco iluminado. Entre a Rua Padre João Manuel e a Alameda Ministro Rocha Azevedo, a estrutura foi erguida pela última vez em 2014.

    Continua após a publicidade
    Decoração Natal Bradesco
    Decoração Natal Bradesco ()

    .

    Publicidade

    Bradesco. Decoração exuberante e corais faziam parte da programação da agência do banco, enfeitada entre 2004 e 2011.

    BankBoston decorada para o Natal, na Avenida Paulista
    BankBoston decorada para o Natal, na Avenida Paulista ()

    Bank Boston. A esquina ocupada pela instituição financeira e depois pelo Itaú Personnalité teve sua última decoração em 2014.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.