Menos assassinatos, mais roubos
Secretaria de Segurança Pública divulga a menor taxa de homicídios desde 1965, mas a incidência de latrocínios aumentou
Na semana passada, a Secretaria de Segurança Pública divulgou uma boa notícia para os paulistanos. A taxa de homicídios da cidade nos primeiros seis meses deste ano foi de 8,3 mortes por 100.000 habitantes, o menor índice desde os anos 60. Seis distritos, metade deles fincados na Zona Leste, zeraram o número dessas ocorrências: Alto da Mooca, Parque da Mooca e Vila Carrão, ao leste, Cambuci, no centro, Campo Grande, na Zona Sul, e Limão, na Zona Norte. Desde o início da década, o total de assassinatos vem caindo — em 2000, foram 58,48 registros por 100.000 habitantes.
+ Avenida Paulista sofre diante do aumento da incidência de furtos
+ Xaveco Virtual: nossa ferramenta para paquerar no Twitter
A Zona Sul, no entanto, continua sendo a mais violenta e concentrando as três áreas com mais mortes. Parque Santo Antônio, com 28 assassinatos, Campo Limpo, com 23, e Capão Redondo, com 18, lideram o tenebroso ranking.
Embora os homicídios estejam baixando, os latrocínios, roubos seguidos de morte, cresceram no período. Neste semestre, houve 12% de aumento desse tipo de crime na cidade. Os locais com maiores índices são Perus, na Zona Norte, Santo Amaro, na Zona Sul, e Penha, na Zona Leste. Outro indicador que preocupa diz respeito aos crimes contra o patrimônio (roubo, furto e roubo de veículos, de cargas e a banco), que tiveram alta de 11,5%. Para a polícia, a possibilidade de as pessoas fazerem boletins de ocorrência pela internet pode ter contribuído para um aumento gradual dos números de furtos e roubos. No mês passado, a secretaria anunciou que reformulará o atendimento nas delegacias, para prestar serviços com mais eficiência.
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
IPTU 2026: Prefeitura de SP abre consulta e calendário de pagamento; saiba como garantir desconto





