Continua após publicidade

Conpresp abre processo de tombamento do Complexo do Ibirapuera

Durante a análise do tombamento, nenhuma alteração poderá ser feita no local sem autorização do órgão

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 abr 2023, 15h31 - Publicado em 11 abr 2023, 15h23

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) autorizou, na última segunda-feira (10), a abertura do processo de tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera. Enquanto o processo tramita, nenhuma alteração poderá ser feita no local sem a anuência do órgão.

O equipamento fica na Zona Sul e inclui o ginásio do Ibirapuera, o estádio Ícaro de Castro Mello e o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo. Agora, o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) vai realizar as análises e estudos para verificar se o bem será ou não tombado.

O ex-governador João Doria (sem partido, na época no PSDB) prometeu várias vezes que iria privatizar o complexo, com a ideia de transformar o local em uma arena multiuso. O plano causou resistência em diversos setores da sociedade, foi alvo de ação na Justiça e, em 2021, o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) chegou a tombar provisoriamente o local, o que fez com que o projeto nunca saísse do papel.

Mesmo se for tombado, o local poderá ser concedido à iniciativa privada. Porém, a empresa que administrar o local terá de pedir autorizações dos órgãos de proteção ao patrimônio para fazer obras nos locais e terá de respeitar as balizas impostas por eles – a exemplo do que ocorre hoje no Mercado Municipal.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.