Meia-entrada para todos
Não são apenas estudantes ou aposentados que pagam menos no cinema, teatro ou museu. Cartões de crédito, operadoras de celular e seguradoras também dão descontos
A legislação brasileira determina que estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior, idosos com ou acima de 60 anos, professores da rede pública estadual e das redes municipais, aposentados e portadores de deficiência têm direito à meia-entrada em espetáculos culturais.
O acesso dos beneficiados à meia-entrada, no entanto, pode mudar. O Senado aprovou na última terça (16) um projeto que prevê que somente 40% dos ingressos de eventos culturais e esportivos serão vendidos pela metade do valor. Ainda não se sabe, no entanto, quando essa “cota” começará a valer, já que o texto da proposta sofreu alterações e terá que passar por uma nova votação na Câmara.
“Sendo otimista, digo que valerá até o final do ano”, afirma a senadora Ana Amélia por telefone à VEJINHA.COM. “Mas nós demoramos praticamente cinco anos para tirar isso do Congresso Nacional, pois há muitas disputas políticas. No fundo, essa disputa é com o movimento estudantil, representado pela juventude do PCdoB, que comanda a Une. Como a Une e a Ubes oferecem carteirinhas, há uma questão financeira envolvida.”
Segundo ela, será necessário também definir a quem caberá a fiscalização, se o município ou as próprias casas de show. “Não se pode comprometer uma bilheteria inteira à meia-entrada. Detalhes importantes devem ser discutidos na regulamentação, após a sanção –não agora.”
Ainda de acordo com o texto, jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos também terão direito ao benefício, mesmo que não sejam estudantes.
Enquanto a decisão não é tomada, quem não se encaixa nas categorias de meia-entrada também pode ter descontos em cinemas, teatros e museus, além de unidades do Sesc. Entre os que podem gastar menos para se divertir, estão clientes de bancos e seguradoras, assinantes de jornais e funcionários de empresas parceiras de centros de culturais.
Além disso, diversas salas de cinema costumam fazer sessões promocionais e reduzir o preço em determinados dias da semana, além de realizar ações promocionais em redes sociais.
Confira abaixo formas de economizar.

Museu do Futebol Fernando Moraes

Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca Aline Arruda

Teatro Alfa Divulgação
Quem são os médicos mortos em Alphaville
Empresa de médico que matou dois colegas de profissão em Alphaville afirma que crime foi estritamente pessoal
João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê anunciam show de ‘Dominguinho’ no Allianz Parque
Quem era Andre Miceli, apresentador da Jovem Pan que morreu na sexta (16)
Henri Castelli: o que se sabe sobre agressão que desfigurou rosto do ator





