Continua após publicidade

Com Cantareira em 40%, São Paulo terá mais uma semana seca

Principais reservatórios têm queda significativa em comparação com anos anteriores; apenas na sexta há previsão de alguma precipitação na capital

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 19h48 - Publicado em 8 ago 2021, 11h52
Imagem da Cantareira com nível de água baixo
 (Gilson de Souza Passos/Veja SP)
Continua após publicidade

São Paulo terá mais uma semana de clima quase totalmente seco. A capital não tem previsão de chuvas até quinta-feira (12). Na sexta, único dia com aumento de umidade segundo os principais serviços meteorológicos, são esperados 4 milímetros de precipitação.

A temporada seca, esperada para esse período do ano, tem causado preocupação devido ao baixo nível dos principais reservatórios de água que abastecem a capital.

No momento, o Cantareira registra 40,4% da capacidade. No mesmo dia do ano passado, tinha 51%. Dois anos atrás, passava de 53%.

O Alto Tietê, o outro mega-reservatório da capital, também está abaixo do nível registrado em anos anteriores. Tem 48,2%, versus 66% no ano passado e 94% em 2019.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Após a crise hídrica de 2013 e 2014, o governo do estado fez obras para aliviar o uso desses reservatórios. O Cantareira abastecia 9,2 milhões de pessoas, agora são 2 milhões a menos.

Ainda assim, uma potencial crise hídrica vai depender das chuvas esperadas para o final do ano, segundo disse a Veja SP o presidente da Sabesp, Benedito Braga. “Se o verão for ruim, teremos problemas”, declarou.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.