‘Cinema’ leva a sétima arte para o palco do Sesi
Peça de Felipe Hirsch faz do público da sala escura o protagonista da ação
Acomodado na plateia do Teatro Popular do Sesi, o público enxerga sete fileiras, num total de 112 poltronas, que ocupam todo o palco. A cenografia de Daniela Thomas traduz o jogo de espelhos imaginado pelo diretor Felipe Hirsch em Cinema — os espectadores de um teatro observando os frequentadores de uma sala de projeções. Provocação para os olhos, a montagem da Sutil Cia. de Teatro dispensa o clichê de homenagear cineastas e produções inesquecíveis. Faz claras referências a eles. Os mais atentos perceberão ao fundo diálogos de fitas de Woody Allen e de “São Paulo S.A.”, do cineasta paulistano Luiz Sérgio Person (1936-1976). Mas o foco do encenador está na pessoa que paga o ingresso.
A peça apresenta encontros e desencontros, amores que nascem e terminam e outras pílulas cotidianas, entre o dramático, o cômico, o trágico e o surreal. Em cada situação, Hirsch se vale dos gêneros cinematográficos. Evoca a chanchada, o suspense, o absurdo, a comédia e até a sátira, ao mostrar dois críticos de cinema em uma das passagens mais engraçadas. Quase sem diálogos, a montagem usa a expressividade de quinze jovens atores, a maioria entre 20 e 30 anos, como principal recurso e oferece belas imagens que exploram a versatilidade de cada um. No grupo destacam-se Paula Arruda, Fábio Lucindo, Daniel Tavares e Renata Gaspar. Mas o astro é Hirsch, responsável pelo delicado painel que faz a vida real parecer tão divertida, emocionante ou tensa como um bom filme.
Cinema (90min). 14 anos. Estreou em 26/3/2010. Teatro Popular do Sesi (456 lugares). Avenida Paulista, 1313, Tel.:(11) 3146-7405, Trianon-Masp. Quinta a sábado, 20h; domingo, 19h. Grátis (qui. e sex.). Os ingressos devem ser retirados na bilheteria, no dia da apresentação. R$ 10,00 (sáb. e dom.). Cc: todos. Cd: todos. Bilheteria: 12h/20h30 (qua.); a partir das 12h (qui. a sáb.); a partir das 11h (dom.). TM. Até 4 de julho.
AVALIAÇÃO ✪✪✪✪