Moradores apelidam pista para bicicleta de ‘ciclomorte’
Faixa instalada na Avenida Bento Guelfi, no bairro Iguatemi, expõe usuários a manobras de caminhões e ônibus. CET diz que obra ainda não foi finalizada
 
							
Poucos moradores do bairro Iguatemi, na Zona Leste, têm coragem de andar na ciclovia na Avenida Bento Guelfi. A faixa vermelha, exclusiva para ciclistas, foi pintada no meio da via, como se fosse um canteiro central. Mesmo com as obras em fase de finalização e sem acidentes registrados, a ciclovia de 2,9 quilômetros foi apelidada de “ciclomorte”. Isso porque quem se atreve a passar por ali, tem de disputar o espaço com carros, caminhões e ônibus em alta velocidade.
+ Placa avisa sobre risco de roubo na ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros
A faixa, que começa na altura da Rua Ribeirão dos Arcos, segue por dois quilômetros no meio da avenida, sofre um desvio para o canto direito e, depois de 500 metros, volta para o centro. Endereço de diversas lojas de peças de caminhão e de material de construção, a Bento Guelfi tem alto fluxo de carretas e ônibus. Esses veículos transitam pela estreita avenida, que ficou ainda mais limitada após a pintura da faixa, de 2,5 metros largura.
Além disso, também é permitido o estacionamento de veículos nas laterais da avenida, reduzindo a margem de manobras. Por causa disso, é possível notar as marcas de pneus sobre a tinta vermelha, evidenciando o descumprimento das leis de trânsito e a irresponsabilidade de condutores, que põem a vida de ciclistas em risco.
“Por ali só passa moto. Ninguém tem coragem de andar na faixa de bicicleta. Os caminhões sempre invadem a pista”, disse o estudante João Vítor Gouveia, de 11 anos. Ele andava de bicicleta quando foi abordado por VEJA SÃO PAULO, mas, em vez de usar a faixa exclusiva, preferia circular próximo à calçada. “Eu não ando de bicicleta aqui. Os moradores a chamam de ‘ciclomorte’. É coisa de maluco”, disse o vendedor Everton Carvalho, de 35 anos. “Passa caminhão e carreta numa via estreita”.
De acordo com o vendedor David Lopes, de 18 anos, o movimento da loja de bicicletas Pequeno Bike – a única da avenida – não mudou desde o início das obras da ciclovia. Ele também não tem esperanças de melhora. “Eu passo o dia inteiro com a mesa virada para a rua e é raro ver alguém andando de bicicleta aqui. As pessoas têm medo de acidentes”, disse.
Além do perigo, a via apresenta pontos críticos, com o asfalto danificado, e também passa próxima a ruas de terra. A reportagem também flagrou automóveis sobre a faixa, no trecho próximo à calçada
+ Projeto de expansão das ciclovias custa mais que o triplo do previsto
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que a obra ainda não está finalizada. Diz ainda que foram instaladas placas de sinalização, lombadas e tachões no asfalto para proteger os ciclistas. Houve ainda redução no limite de velocidade, que caiu de 60 para 40 quilômetros por hora.
Câmara Municipal e Ministério Público investigam projeto de ciclovias
Em nota, companhia afirmou que as obras “seguem as determinações do Manual de Planejamento Cicloviário da CET, resoluções do Contran e do Código de Trânsito Brasileiro”. Também informaram que pretendem instalar equipamento de fiscalização de velocidade na via até o fim das obras.
 Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’ Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo Casal de influenciadores é assaltado na Faria Lima, em SP
Casal de influenciadores é assaltado na Faria Lima, em SP Sesc Parque Dom Pedro II vence um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo
Sesc Parque Dom Pedro II vence um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										





