Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Beleza Natural inaugura sua primeira unidade paulista

Rede carioca especializada em cabelos cacheados abre salão em Santo Amaro. Outros dois pontos devem chegar à cidade até dezembro

Por Carolina Romanini
13 nov 2013, 17h26 • Atualizado em 1 jun 2017, 17h30
Ed. 2348 - Beleza Natural - Salão Largo Treze - Produtos
Ed. 2348 - Beleza Natural - Salão Largo Treze - Produtos (Fernando Moraes/)
Continua após publicidade
  • No último dia 6, uma fila com quarenta mulheres formava-se às 8 horas no Mais Shopping, no Largo Treze, em Santo Amaro. A aglomeração não era causada pela abertura de uma rede de fast-fashion estrangeira nem pela presença de celebridades. Elas aguardavam a senha que daria direito a um horário na primeira unidade paulistana do Instituto Beleza Natural, especializado em cabelos crespos. Até o início de dezembro, serão inaugurados mais dois espaços, na Lapa e no Tatuapé. Sucesso no Rio de Janeiro há duas décadas, com crescimento médio na receita de 29% ao ano desde 2007, a empresa chega por aqui após se aliar ao fundo de investimentos GP, que comprou 33% de participação em julho por 70 milhões de reais. Além de dezessete unidades espalhadas pelo país, a marca tem uma fábrica de cosméticos em Bonsucesso, na Zona Norte da capital fluminense. Até recentemente, as fãs da rede em São Paulo precisavam embarcar em caravana para o Rio: o número de “turistas capilares” chegava a 120 por fim de semana.

    Fundado em 1993 pela ex-empregada doméstica Heloísa Assis, maisconhecida como Zica, o Beleza Natural ganhou visibilidade por ser um dos primeiros salões a focar nos cachos, ainda nos tempos do reinado do alisamento químico e, posteriormente, da chapinha. “Eu estava cansada de ouvir que a única solução para o meu visual era acabar com os caracóis”, diz Zica. “Queria apenas que fossem mais bonitos.”

    + Zica, do Beleza Natural, dá três dicas para manter os cachos sempre belos

     

    Continua após a publicidade

    Para chegar à fórmula de seu carro-chefe, a empresária quase ficou careca testando substâncias químicas na própria cabeleira. Chamado de “super-relaxante”, o tratamento custa 79,90 reais e promete tirar o volume dos fios sem alisamento. Durante uma hora e meia, são realizadas avaliação dos fios, aplicação de creme relaxante, hidratação das mechas e finalização. O processo é semelhante ao de uma linha de montagem, com a cliente passando por quatro profissionais. Em São Paulo, alguns estabelecimentos oferecem alternativas semelhantes para a mesma finalidade por preços a partir de 120 reais. “Mas o meu resultado fica mais natural”, garante Zica.

    O sucesso levou a empresária a ser eleita neste ano uma das dez empreendedoras mais influentes do Brasil pela revista americana Forbes — seu faturamento em 2012 chegou a 182 milhões de reais. Na primeira semana de funcionamento, o salão do Largo Treze colecionou números promissores. Somente no sábado (9), a unidade faturou mais que a soma das cinco principais lojas da rede no Rio. As senhas de atendimento, distribuídas para organizar a chegada das clientes (não existe horário marcado), esgotaram-se por volta das 13 horas — o local fecha às 20 horas. “Nosso plano é abrir 38 espaços no Estado de São Paulo nos próximos cinco anos”, diz o vice-presidente Rogério Assis, irmão de Zica. “Prevíamos que o retorno do investimento de 7,5 milhões de reais nas três primeiras unidades só seria obtido após três anos, mas, com base nesses dados, pode chegar em apenas um.”

    + Saiba tudo sobre a escova progressiva

    Continua após a publicidade
    Ed. 2348 - Beleza Natural - Salão Largo Treze
    Ed. 2348 – Beleza Natural – Salão Largo Treze ()
    • SUCESSO NA CABEÇA

    Alguns números dos quatro primeiros dias do salão

    Continua após a publicidade

    148 reais foi o gasto médio por pessoa

    325 clientes atendidas

    3 325 frascos de produtos vendidos

    2,5 milhões de reais investidos na abertura do espaço

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês