Por que o céu de São Paulo escureceu tão cedo nesta segunda (19)?

Conversamos com o meteorologista Marcelo Pinheiro, que explicou o fenômeno atípico

Na tarde desta segunda-feira (19), o céu da capital ficou escuro bastante cedo. O dia virou noite e o sol quase não apareceu. O fato curioso chamou atenção dos paulistanos, que inundaram as redes sociais com fotos da paisagem inusitada.

A explicação, contudo, vai além do tempo chuvoso e a chegada de uma frente fria do litoral do estado. “Nuvens carregadas deixam esse aspecto escurecido, mesmo no meio da tarde. Tivemos até a incidência de raios por aqui”, diz Marcelo Pinheiro, meteorologista do Instituto Climatempo.

Outros fatores ajudaram no fenômeno. “Contribuindo também [para a formação do céu escuro], tivemos o transporte de fumaças de queimadas do interior para a faixa leste [onde fica a capital].” Pinheiro explica, no entanto, que a queima de vegetação não ocorreu no nosso estado.

A fumaça veio dos incêndios que têm atingindo a região centro-oeste do país, em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e também outros países, a exemplo da Bolívia. “Houve a combinação disso tudo”, afirma o meteorologista.

Confira algumas fotos postadas pelos internautas:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s