Cerveja Duff ganha número cada vez maior de fãs na capital
A marca surgiu no desenho "Os Simpsons" e saiu das telas para a vida real no México em 2006
Para se destacarem no cada vez mais competitivo mercado de cervejas da cidade, os fabricantes e importadores costumam investir em produtos com fórmulas diferentes e sofisticadas. Não é o caso do rótulo que vem ganhando espaço por aqui nos últimos meses.
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Trata-se de uma pilsen de aroma suave e paladar refrescante, mas sem nenhuma grande vantagem em relação a dezenas de outras concorrentes na mesma faixa. Seu principal apelo vem de fora do universo etílico. A marca em questão, a Duff, surgiu no desenho “Os Simpsons” e saiu das telas para a vida real em 2006, no México, por iniciativa de um empresário local, Rodrigo Contreras.
Aos poucos, a predileta de Homer Simpson chegou a outros mercados na Europa e na América Latina (curiosamente, até hoje ainda não é oferecida nos Estados Unidos). Desembarcou em São Paulo em novembro passado e, em menos de um ano, virou um hit. O número de estabelecimentos que oferecem o produto saltou de trinta para 200 e as vendas mais que triplicaram, chegando à média atual de 35.000 long necks por mês (apesar do preço um pouco salgado, entre 8 e 13 reais).
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Depois de retirar a garrafinha do balcão, a maioria dos fãs repete o ritual de fazer fotos ao lado dela para colocar a imagem nos sites de redes sociais, como um troféu. “Eu me sinto a própria senhora Simpson”, brinca a empresária Lilian Barros, de 40 anos, que mantém na geladeira de casa um estoque da bebida.
Dono do Rhino Pub, em Moema, o empresário Fábio Carbone incluiu o artigo em seu cardápio em janeiro. No primeiro mês, vendeu setenta unidades. Esse número já saltou para a casa de 190. “O marketing do desenho ajuda muito”, afirma.
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A bebida é fabricada pela cervejaria Saint Bier, no interior de Santa Catarina. “Fizemos uma versão um pouco mais encorpada que a oferecida em outros lugares”, explica Conrado Kaczynski, um dos sócios da Duff Brasil, companhia responsável pelo negócio.
Sucesso fora da TV
A escalada do produto no mercado paulistano
Número de estabelecimentos que oferecem a marca
2011 — 30
Hoje — 200
Garrafas vendidas por mês
2011 — 10.000
Hoje — 35.000