ONG cria “cartaz HIV Positivo” para combater preconceito
Assista ao emocionante vídeo que mostra a reação das pessoas aos anúncios colocados em pontos da capital
Para combater a discriminação contra os portadores do vírus do HIV, a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV) criou o primeiro cartaz do mundo que traz uma gota com sangue soropositivo. O anúncio, que busca fazer um paralelo com uma pessoa portadora do vírus, foi espalhado em diversos pontos da cidade de São Paulo, entre eles bares e univerdades. A reação das pessoas ao lerem a mensagem foi gravada em um vídeo, divulgado na quarta (29) pela ONG. O resultado é emocionante.
Em alguns momentos, as pessoas são supreendidas pelos portadores dos vírus dizendo que a história deles é como a do cartaz, e o encontro termina em abraços. Um rapaz se emociona e acaba beijando a gota de sangue do cartaz, sem saber que está rodeado por soropositivos.
O filme traz também todo o processo de produção dos cartazes, inclusive a doação das amostras de sangue pelos nove voluntários para a criação de 300 cartazes. A campanha teve a supervisão do médico Artur Kalichman, coordenador adjunto do programa estadual de DST/Aids de São Paulo.
“O cartaz não oferece nenhum risco de contágio para ninguém. O sangue colocado neste cartaz já secou, o HIV não sobrevive muito tempo fora do corpo das pessoas. Além do sangue que foi doado, na medida em que muitas pessoas estão em tratamento, já não tem o HIV em quantidade suficiente para infectar alguém”, explica o médico no vídeo.