Ação de redução de danos distribui leques na Santa Cecília durante Carnaval
Material educativo e orientação especializada serão distribuídos em dois blocos do Centro
O Carnaval de rua de São Paulo contará com uma ação de educação e conscientização sobre redução de danos na região da Santa Cecília. Uma tenda temática com profissionais especializados terá materiais educativos sobre o uso consciente de substâncias em ambientes de grande aglomeração e distribuirá leques gratuitamente.
A ativação é promovida pela revista digital Breeza, dedicada a temas relacionados a drogas, e acontece nos blocos Somos Todos Carmen, que homenageia Carmen Miranda no dia 16 de fevereiro, e Ezatamentchy, que reúne público LGBTQIAPN+ no dia 17.
Ambos os blocos concentram foliões em frente ao Cabaret da Cecília, a partir das 12h, e têm expectativa de público superior a 15 mil pessoas cada.
Além de auxiliarem no controle do calor — fator de risco em contextos de uso de substâncias —, os materiais trazem uma tabela com informações sobre efeitos e consequências da combinação entre diferentes tipos de drogas. Os 2.400 leques distribuídos incluem ainda um QR code que direciona para conteúdos digitais com informações adicionais.
A ação tem parceria com a ONG É de Lei, organização sem fins lucrativos que atua desde 1998 em estratégias de redução de riscos associados ao uso de drogas.
Profissionais redutores de danos ligados ao Centro de Convivência É de Lei vão orientar formas específicas de uso, sem o intuito de impor abstinência, mas de oferecer subsídios para escolhas mais conscientes durante as festas. Também poderão ajudar foliões que apresentem sinais de excesso ou situação de risco.
A iniciativa integra o Guia da Boa Breeza, material de referência em redução de danos disponibilizado gratuitamente em versões online e impressa, e conta com apoio logístico dos blocos participantes e apoio institucional da Philip Morris Brasil.





