Continua após publicidade

Capital tem quase 203 000 famílias que podem pagar até 65% mais barato na conta na luz

Prefeitura fará busca ativa para localizar quem tem direito ao benefício da chamada tarifa social; saiba se você é um deles

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 jan 2023, 16h38 - Publicado em 16 jan 2023, 16h35

A cidade de São Paulo tem um total de 202 833 famílias que poderiam pagar até 65% mais barato na conta de luz, por meio de cadastro na tarifa social, segundo cálculos divulgados pela Prefeitura de São Paulo. Ante a isso a administração municipal informou que fará busca ativa dessas famílias junto a concessionária Enel e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

+Depois de delegado, subprefeito que cuida da Cracolândia deverá deixar o cargo

A chamada tarifa social beneficia as pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal. A prefeitura “descobriu” que quase 203 000 famílias não usufruem do benefício pela diferença do total de inscritos no CadÚnico e a quantidade daqueles cadastrados na tarifa social.

Estão enquadrados nessa faixa famílias com renda mensal, por pessoa, igual a meio salário mínimo, ou com renda mensal de até três salários mínimos que tenha entre seus integrantes pessoa portadora de doença em que o tratamento médico dependa do uso de energia elétrica. O benefício também atende a pessoas com 65 anos ou mais com deficiência e que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

+Árvore cai sobre casa devido às chuvas e mata homem em Santo André

Atualmente se enquadram nessa situação na capital 831 520 famílias. Entretanto, apenas 628 687 (75,6%) usufruem do benefício.

O cálculo da prefeitura, porém, não leva em conta situações em que a família está sendo atendida por uma ligação clandestina de energia elétrica, os famosos “gatos”.

+Agenda de Tarcísio em Davos prevê reunião com fundo do Qatar

Como saber se está inscrito

Continua após a publicidade

Se a pessoa não lembra se atualizou o cadastro, basta ir até uma unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) com os documentos pessoais e o NIS (Número de Identificação Social).

É possível também fazer a consulta pela internet, por meio do endereço https://cadunico.dataprev.gov.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.