Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Chuva faz nível do Cantareira subir pelo 15º dia consecutivo

Reservatório tem alta de 0,3 ponto percentual e atinge marca de 16,3% de sua capacidade

Por Estadão Conteúdo
21 mar 2015, 15h10 • Atualizado em 5 set 2025, 17h49
Cantareira
Cantareira (Luis Moura/WPP/Folhapress/)
Continua após publicidade
  • O nível do Sistema Cantareira, que abastece cerca de 6 milhões de pessoas em São Paulo, registrou alta nesta sábado, após fortes chuvas de ontem. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o reservatório subiu 0,3 ponto porcentual em relação a sexta-feira e foi para 16,3% de sua capacidade. Esse é o 15º dia consecutiva em que é registrado aumento.

    Houve acúmulo de 10,8 milímetros de água da chuva ontem e com esse volume o Cantareira já superou, dez dias antes do final do mês, a média histórica de precipitação para um mês de março, que é de 178 mm. Até aqui o sistema já acumula pluviometria de 180,6 mm.

    Conforme o novo cálculo adotado sobre o índice do manancial, o Cantareira tem 12,7% de sua capacidade, 0,3 ponto percentual a mais do que na sexta-feira. Segundo a Sabesp, antes, para realizar o cálculo, era feita a divisão entre o volume armazenado e o volume útil, sendo que agora no cálculo é utilizada a razão entre o volume armazenado e o volume total.

    + Confira as últimas notícias

    Os outros cinco mananciais responsáveis pelo fornecimento hídrico em São Paulo também registraram alta. O Sistema Alto Cotia passou de 60,1% para 61,5%. O Alto Tietê foi de 22,4% para 22,5%, o Guarapiranga passou de 79,5% para 81,5% e o Rio Claro de 41% para 41,1%. O sistema Rio Grande, por fim, passou de 97,8% para 98%.

    A Justiça Federal suspendeu a liminar que restringia a retirada de água do Sistema Cantareira. A decisão vale até o próximo dia 26, quando ocorrerá uma audiência de tentativa de conciliação sobre a operação do manancial em crise entre os Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), autores da ação, os órgãos gestores dos reservatórios e a Sabesp.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês