Continua após publicidade

Calendário com modelos transexuais causa polêmica e agência se desculpa

Peça criada pela Leo Burnett Tailor Made alertava mecânicos sobre os perigos de comprar peças piratas 

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h33 - Publicado em 22 out 2015, 15h03
Leo Burnett - The Shemale Calendar
Leo Burnett - The Shemale Calendar (Reprodução/)
Continua após publicidade

A agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made, uma das principais do segmento, pediu desculpas pela campanha criada para a empresa de autopeças americana Meritor. O The Shemale Calendar foi acusado de transfobia.

+ Incêndio atinge boteco Mercearia São Pedro

Em comunicado divulgado nesta quarta (21), o copresidente da agência, Marcelo Reis, lamentou o “constrangimento”. “Somos uma empresa que sempre respeitou e apoiou a diversidade”, diz o texto.

Lançado em 2013, o trabalho consiste em um calendário com fotos de modelos transsexuais. Ao final, revela-se os documentos de identidade das garotas, em que aparecem como homens. “Se não é original, mais cedo ou mais tarde você sente a diferença”, diz a campanha. 

+ Bandidos explodem caixa eletrônico e pedestres pegam dinheiro

Continua após a publicidade

A polêmica se intensificou quando o Clube de Criação de São Paulo compartilhou imagens da campanha em sua página no Facebook. O post foi apagado em seguida. A peça elaborada pela Leo Burnett foi inscrita no 39º Anuário do Clube de Criação, na categoria Design & Marketing Direto, lançado em setembro.

Leo Burnett - The Shemale Calendar
Leo Burnett – The Shemale Calendar ()

O CCSP alegou que “recebe, anualmente, inscrições de trabalhos criados por toda e qualquer agência do mercado publicitário brasileiro, reúne grupos soberanos de jurados e respeita as escolhas destes júris, sem fazer qualquer ponderação ou julgamento de valor”.

A Meritor do Brasil publicou em sua página no Facebook uma nota de esclarecimento. “A empresa acredita que um colaborador pode ter aprovado inapropriadamente o uso de seu nome e logotipo”, diz um trecho. “No momento, a companhia está se reunindo para levantamento de detalhes sobre o assunto.”

Continua após a publicidade

Confira a íntegra do comunicado da Leo Burnett, assinado por Marcelo Reis:

Esse calendário foi criado há mais de 2 anos, de forma equivocada, mas sem o intuito de ofender ninguém. Já na primeira semana de distribuição solicitamos para as oficinas que não fosse fixado nas paredes. A peça foi inscrita no festival do Clube de Criação por uma falha nossa. Somos uma empresa que sempre respeitou e apoiou a diversidade. Eu, Marcelo Reis, peço desculpas. Lamentamos o constrangimento causado. Já solicitamos ao Clube de Criação que o trabalho seja retirado do Festival, por não estar alinhado com nosso modo de pensar e agir.”Um trabalho desenvolvido pela agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made e indicado ao prêmio do Anuário do Clube de Criação deste ano é alvo de uma enxurrada de críticas na internet, desde a manhã desta quarta-feira. O projeto chamado “The Shemale Calendar”, indicado na categoria “Design e Marketing Direto”, foi desenvolvido para a empresa de autopeças Meritor, segundo a própria agência, para alertar mecânicos e donos de oficina sobre a compra de peças piratas.

Leia a nota de esclarecimento completa da Meritor do Brasil:

Como a maior parte das empresas, a Meritor possui uma política clara para uso da sua marca bem como logotipo. Essa política não foi seguida nesta situação. A empresa acredita que um colaborador pode ter aprovado inapropriadamente o uso de seu nome e logotipo. No momento, a companhia está se reunindo para levantamento de detalhes sobre o assunto. A Meritor não apoia campanhas dessa natureza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.