Na pesquisa de VEJA SÃO PAULO, os leitores revelaram suas marcas preferidas de pó para coador. Foram citadas 121, no total. A lista aponta como as dez primeiras colocadas, em ordem decrescente, Pilão, Melitta, Três Corações, Café do Ponto, Pelé, Caboclo, Illy Espresso, Moka, Floresta e Bravo, todas em versão tradicional. Juntas, as três primeiras receberam 60% dos votos.
+ Confira o especial sobre café, uma paixão paulistana
Com o objetivo de testar a qualidade da bebida que vai na xícara dos consumidores, reunimos cinco especialistas para uma degustação às cegas desses produtos, que foram comprados pela revista em lojas e supermercados da cidade. O café foi preparado pelo chef Carlos Eduardo Arantes de Souza com água filtrada, retirada do fogo no momento da fervura, e com a quantidade de pó indicada pelo fabricante. Sem que soubessem qual estavam tomando, os jurados atribuíram notas de 0 a 10 a cada um dos dez itens. Os aspectos analisados foram, primeiro, o grau de torra e o aroma do pó e, depois de passado por filtro de papel, novamente o aroma, seguido por acidez, doçura, amargor, adstringência (sensação de boca amarrada), persistência, intensidade (corpo) e sabor.
+ Onde saborear alguns dos expressos mais bem servidos de São Paulo
+ Livrarias com cantinhos especiais para um café
+ Cafés gelados para refrescar a rotina
+ Saiba quais tipos de grãos são ideais para a sua máquina de café
Sagrou-se vitorioso no ranking abaixo o Illy Espresso, com 74 pontos. Como é um artigo italiano gourmet ao preço de 28 reais a lata de 250 gramas, o resultado não chega a surpreender. O Bravo, comercializado a 11,90 reais em embalagem de 500 gramas, assim como os demais aqui apresentados, aparece apenas na quinta posição, com 49,5 pontos. Entre os rótulos encontrados nas gôndolas de supermercados, pelos quais se pagam de 5,50 a 9 reais, são campeões o Café do Ponto (58,4 pontos), o Pilão (54,5 pontos) e o Três Corações (53,1 pontos).
Confira o resultado na galeria de fotos. Clique aqui.
OS ESPECIALISTAS QUE AVALIARAM AS MARCAS:
– Silvia Magalhães, barista e representante da Italian Coffee Brasil
– Gelma Franco, empresária e diretora da Associação Brasileira de Café e Barista
– Cleia Junqueira, instrutora do Centro de Preparação de Café do Sindicafé
– Caio Alonso Fontes, editor da revista Espresso
– Eliana Relvas, cafeóloga e consultora
DICAS ESPERTAS
■ Use a quantidade de pó sugerida pelos fabricantes. Em geral, são suficientes quatro colheres ou 80 gramas para 1 litro de água
■ Nunca deixe a água ferver. O ideal são 95 graus ou o momento em que ela levanta fervura
■ Prefira as embalagens a vácuo, que conservam melhor o produto. Evite as almofadadas