Bruno Covas é levado para a UTI com sangramento no fígado
Prefeito estava internado no hospital desde domingo (8) para início de novo ciclo de quimioterapia
O prefeito Bruno Covas (PSDB) foi encaminhado para a UTI com sangramento no fígado nesta quarta (11). Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde domingo (8), para iniciar o quarto ciclo de quimioterapia contra um câncer na região do estômago.
Segundo boletim do centro médico, o sangramento ocorreu durante um procedimento para demarcação da lesão tumoral, controlado com sucesso após arteriografia e embolização do foco de sangramento. Ele foi então encaminhado para a UTI para monitorização constante.
A intervenção foi realizada pelos médicos Francisco Cesar Carnevale, André Moreira de Assis, Airton Mota Moreira e Públio Cesar Cavalcante Viana.
O novo ciclo de quimioterapia começou na terça-feira (10). Os médicos comemoraram o avanço do tratamento, na ocasião, com a observação de uma “regressão expressiva das lesões” malignas, informou o oncologista Tulio Pfiffer. A equipe médica havia dito ainda que o prefeito estava com ótima saúde e realizando o tratamento praticamente sem nenhum efeito colateral.
O oncologista afirmou também que, em relação ao tumor da transição esofogástrica, a endoscopia mostrou que está cicatrizando, os linfonodos estão diminuindo de tamanho e que a única lesão que ele tem no fígado está tendo resposta expressiva.
Bruno Covas foi internado no dia 23 de outubro no Hospital Sírio-Libanês para tratamento de uma erisipela. Dois dias depois, os médicos perceberam uma trombose venosa das veias fibulares e exames subsequentes apontaram tromboembolismo pulmonar e câncer. O prefeito foi diagnosticado com adenocarcinoma, um tipo de câncer na região de transição do esôfago para o estômago, além de uma metástase no fígado e uma lesão nos linfonodos.
Segundo o cardiologista Roberto Kalil, a parte cardiológica se vê bem. “O estado geral do prefeito é ótimo, a parte cardíaca que tinha aqueles coágulos foi resolvida, o ecocardiograma está normal, as notícias são extremamente otimistas.”