Bolsonaro indica tenente-coronel para cargo de diretor na Anvisa

A indicação de Jorge Luiz Kormann causou estranhamento entre funcionários da agência, já que ele não tem formação em saúde

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 nov 2020, 18h09 - Publicado em 12 nov 2020, 18h05
 (Reprodução/ Facebook/Veja SP)
Continua após publicidade

Jair Bolsonaro indicou o tenente-coronel da reserva Jorge Luiz Kormann para ocupar uma vaga na diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quinta-feira (12). Ele precisará passar por sabatina no Senado para ocupar o posto. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O indicado é atualmente secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde. Ele atua na função desde maio, quando o governo aumentou o número de militares na pasta. A indicação causou estranheza em servidores da Anvisa, já que Kormann não tem formação em saúde ou experiência ampla na área.

Pausa polêmica

O presidente indica o tenente-coronel em meio à confusão da vacina CoronaVac, que chegou a ter os testes suspensos pela Anvisa após um “evento adverso grave”. A imprensa noticiou que o tal evento se tratava de uma morte por suicídio, assim, não teria relação com a vacina.

A Anvisa alegou que seguiu critérios técnicos e que não recebeu todas as informações sobre o evento. Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, no entanto, rebateu as afirmações e se mostrou indignado com a pausa dos testes. O presidente chegou a comemorar em rede social a pausa.

Se aprovado, Kormann pode ser o segundo militar na atual diretoria da Anvisa, hoje comandada pelo contra-almirante da Marinha Antonio Barra Torres, que é próximo a Bolsonaro.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.