Celebridades da TV, blogueiros e best-sellers agitam a Bienal do Livro
Feira que começa nesta quinta (9) fica cada vez mais parecida com um espetáculo pop
Esqueça aquele ar de respeito quase religioso pelos autores e suas criações nas estantes. A cada ano, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo se torna mais parecida com um espetáculo pop, com direito a cenas de tietagem explícita aos best-sellers e um apêndice de atrações que vai muito além do universo literário. “Queremos ser mais do que uma feira para o lançamento de títulos”, afirma Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade responsável pelo evento.
+ Bienal do Livro: sessão de autógrafos com… Senhor Barriga!
+ Peça de Nelson Rodrigues ganha nova montagem
Na versão 2012, que começa na próxima quinta (9) e vai até o dia 19, os organizadores reforçaram ainda mais essas características para tentar atrair cerca de 800.000 pessoas ao Anhembi, o que representaria um recorde em suas 22 edições (o maior número registrado até aqui foi o de 2010, com um total de 743.000 frequentadores).
A começar pela escolha do novo trio de curadores (o apresentador Zeca Camargo, o jornalista Paulo Markun e o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini), tudo foi pensado ali para tornar o negócio mais atrativo e palatável a um público maior, com ênfase na fatia mais jovem da população. Pela primeira vez, haverá venda de ingressos online e será oferecido um aplicativo com download gratuito da programação, além de mapas e fotos do local.
+ Games, séries e hits da web em Pop!Pop!Pop!
Entre os convidados para as mesas de discussão estão celebridades do mundo virtual, como o comediante PC Siqueira e Raquel Pacheco, mais conhecida como Bruna Surfistinha (Machado de Assis deve estar se revirando na tumba…). O Espaço Jovem, comandado por Zeca Camargo, terá debates sobre moda, com a cantora Preta Gil, e grafite, com o curador Baixo Ribeiro, entre outros assuntos. “Nem só os vampiros despertam a curiosidade dessa galera”, explica o apresentador. Outra aposta na mesma linha é a presença da americana Cecily von Ziegesar, autora da série “Gossip Girl” e heroína de centenas de adolescentes.
Na ala voltada para os adultos, alguns dos destaques são a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (o político dará uma palestra sobre sua biografia no dia 18) e o setor gastronômico, que levará chefs renomados como Claude Troisgros e Jun Sakamoto para cozinhar por lá. Quem preferir provar as delícias nos próprios restaurantes poderá participar do programa “O Livro Vai à Mesa”, no qual vários endereços da cidade, como o Capim Santo, da chef Morena Leite, servirão um prato especial que dará direito a um par de ingressos para a bienal.
+ Especial Dia dos Pais: tudo para celebrar a data
Para receber bem todos os visitantes deste ano, a organização dobrou o número de ônibus (agora são cinquenta veículos) que farão o traslado gratuito do metrô (nas estações Tietê e Barra Funda) até a exposição. A CET e a SPTrans também atuarão na região para evitar problemas no trânsito.