Bar na Pompéia promove torneios de futebol de botão
Local realiza campeonatos da modalidade e vende produtos para os fãs da brincadeira
Cerveja gelada, lanche de pernil, e muito futebol. O pacote completo para os fãs do esporte. A descrição relembra o clima dos estádios paulistanos em dia de jogo. Essa foi a ideia reproduzida em um bar na Pompéia, em uma escala menor.
No Arquibancada Botões Clássicos, o torcedor encontra um espaço que vende times inteiros, campos e traves de gol, mas não do gramado, e sim do futebol de botão. O local conta com diversas mesas para a brincadeira, decoração temática e uma lojinha para vender produtos próprios do bar, para quem deseja praticar também em casa.
A ideia surgiu em 2014. Luciano Araújo, o dono do local, é fanático pelo esporte, e naquela traumática copa, decidiu começar a fabricar pequenos times de botão para realizar um campeonato familiar. Acabou que no boca-a-boca começaram a surgir encomendas: “Quando vi as pessoas estavam querendo comprar, então comecei a profissionalizar e transformar em um negócio”, conta ele.
Tendo trabalhado como designer na revista Placar, utilizou seus conhecimentos para estilizar os times, abrindo uma loja virtual. Em 2015 começou a fazer eventos pela capital, pequenos campeonatos, que logo começaram a contar com mais de quarenta participantes. Comprou então uma Kombi para ajudar no vai-e-vem dos eventos, que acabou virando uma loja móvel dos produtos.
“Antes ficávamos no bar do Museu do Futebol e em bares da Vila Madalena, mas com a grande demanda, cheguei à conclusão que precisávamos de um espaço próprio”, explica Araújo.
Em março desse ano então, a marca de futebol de botão ganhou o seu próprio bar. Na Rua Raul Pompéia, o público pode experimentar a brincadeira, e aproveitar também uma clássica gastronomia de estádio: o lanche de pernil sai por 16 reais, assim como o de carne louca. Também são servidas porções variadas na faixa dos 5 a 15 reais, e uma tábua de frios, por 28 reais.
E não falta cerveja: a Heineken de 250 ml fica nos 7 reais, e a Estrella Galicia de 600 ml, 12 reais. O local também possui artesanais no cardápio, que ficam na média dos 30 reais.
E os campeonatos, claro, continuam. Semestralmente é realizada a Liga Botões Clássicos, que conta com 56 participantes, sempre às terças a noite, além de outras disputas mensais. E não pense que a brincadeira atrai apenas os mais velhos. Já foram realizados dois torneios infantis no espaço. “Não esperava o interesse das crianças, elas tem vindo bastante com os pais, jogado e várias pedem os times de botão de presente”, conta o proprietário.
Os times de futebol de botão são vendidos por 60 reais, assim como as traves. As mesas da modalidade variam de 150 a 350 reais. Para quem não for fã da versão miniaturizada do esporte e quiser conhecer a casa, o bar também transmite partidas de futebol.
Arquibancada Botões Clássicos. Rua Raul Pompéia, 1011, Pompéia. 17h às 23h (ter. a sex.); 11h às 23h (sáb.); 11h às 20h (dom.).