Continua após publicidade

Banho Urbano: Pinheiros terá espaço de nudez social com sauna e ofurô

Sobrado na Rua Mourato Coelho terá serviço onde clientes ficarão sem roupa — e terão de respeitar regras de convivência

Por Ana Garcia
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h17 - Publicado em 17 nov 2022, 20h00
Imagem mostra um homem de pé e uma mulher sentada e um banco de balanço. Ao fundo, uma parede vermelha
Milton de Souza e Julia Moioli: sócios na empreitada. (Pedro Piai/Veja SP)
Continua após publicidade

Em um sobrado na Rua Mourato Coelho, no bairro de Pinheiros, será inaugurado no fim de novembro o primeiro serviço de São Paulo com sauna, ofurô, banhos e terapias similares para um público misto (sessões conjuntas para pessoas de todos os gêneros) e sem roupa.

+ Conheça os participantes da Feira dos Campeões Comer & Beber 2022

A casa se chamará Banho Urbano e é inspirada em práticas que existem em países como a Holanda, a Alemanha e a Finlândia. Para evitar comportamentos inadequados, os frequentadores terão de assinar um “termo de responsabilidade sobre regras de conduta”.

“Usamos a expressão ‘nudez social’ para definir a experiência. Como em qualquer espaço de convivência, há normas a ser respeitadas”, diz Milton de Souza, 44, sócio do espaço ao lado da companheira, Julia Moioli, 42. As determinações incluem a proibição de “demonstrações físicas, sexuais e de afeto”, ressaltam que assédio é crime e proíbem o consumo de álcool e substâncias ilícitas, inclusive antes da visita. Também é vedado o uso de roupa (mesmo de banho) nas áreas comuns — segundo o casal, inclusive por questões de higiene.

Imagem mostra interior de sauna
Área de sauna: variação térmica. (Pedro Piai/Divulgação)

“Roupas úmidas combinadas a altas temperaturas favorecem a proliferação de bactérias”, afirma Milton. A variação térmica dos tratamentos, segundo os sócios, traz benefícios à saúde. Na sauna seca, os termômetros podem marcar 72 graus. No ofurô gelado, caem a 17 graus (um ofurô quente possivelmente será instalado no futuro). “As condições extremas ajudam desde a pele — pela eliminação de toxinas e células mortas — até o sistema vascular”, explica Julia.

A experiência também pode auxiliar na autoestima, ao promover o convívio com corpos diferentes. “Eu tinha uma questão com a imagem na adolescência. Amigos do colégio alemão onde eu estudava fizeram intercâmbio e me falaram sobre as boas vivências nesses ambientes com as famílias que os acolheram no país europeu. Aquilo me impressionou”, conta Milton.

O Banho Urbano funciona integrado à Casa D’Jahú, um espaço para receber massagem e drenagem linfática mediante agendamento, onde também haverá serviço de chá e venda de produtos terapêuticos. A sessão de banhos de três horas custa 175 reais, mas o preço diminui para duplas ou grupos.

“A ideia é inserir a prática da sauna como uma rotina de cuidado com a saúde física e mental, além de uma atividade social, como uma ida semanal ao bar com os amigos”, diz Milton. Banho Urbano | Casa D’Jahú. Rua Mourato Coelho, 1095, Vila Madalena, ☎ (11) 93212-6362. banhourbano.com.br

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 23 de novembro de 2022, edição nº 2816

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.