Baixa umidade causa alerta em São Paulo

Tempo deve continuar quente e seco até a chegada de uma frente fria no próximo final de semana

A cidade de São Paulo entrou nesta quarta-feira (18) em estado de atenção por baixa umidade do ar. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, os índices de umidade ficaram abaixo dos 30%, com temperatura máxima de 34°C entre 11 e 14 horas.

Segundo o Climatempo, uma névoa seca se formou na capital. A situação deve se repetir nos próximos dias, com melhora prevista apenas para o fim de semana, quando uma frente fria chega à cidade. A Defesa Civil também alerta para temperaturas entre os 35ºC e 40ºC em todo estado e índices críticos de umidade, abaixo dos 15%.

O tempo quente e seco traz riscos à saúde. “Há acúmulo de ar quente, o que impede a circulação do ar. A poluição aumenta”, diz Paulo Saldiva, especialista em poluição da Universidade de São Paulo (USP). “É como andar em estrada de terra. Mecanismos de limpeza dos pulmões ficam menos eficientes.” Ele alerta para os riscos de problemas vasculares. “Como você perde água, o sangue se concentra e o coração tem de trabalhar mais. Por isso aumentam casos de AVC e enfarte.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s