Ator Tom Veiga, intérprete do Louro José do Mais Você, morre no Rio
Personagem no programa da Ana Maria Braga na TV Globo, o ator foi encontrado morto em casa na Barra da Tijuca neste domingo (1º)
O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo (1º). Veiga tinha 47 anos e trabalhou no Mais Você por 20 anos. Ainda não se sabe a causa da morte. A informação foi divulgada pelo G1.
Em março de 2017, Ana Maria fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele: “Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas”.
Veiga havia se separado em setembro da esposa, a investidora Cybelle Hermínio, 31, com quem ficou casado por oito meses. Ele deixa uma filha do primeiro casamento com Alessandra Veiga.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
O personagem de Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996, segundo o site Memória Globo. Na época, ela apresentava o programa Note e Anote, na Record. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional”, relembrou ela, em depoimento. “E eu disse: ‘Vamos pôr o Louro.’ Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo.”
Diversas pessoas foram testadas para manipular o fantoche, segundo a matéria da Globo, mas quem ficou com o papel desde o início foi Tom Veiga. Inicialmente, ele trabalhava como assistente de estúdio do Note e Anote. Um dia, Veiga pegou o fantoche e brincou com os colegas. Ana Maria, então, o viu e convidou para fazer ao vivo no dia seguinte. Um dos grandes sucessos do programa em sua fase inicial era o quadro de Pegadinhas, no qual Ana Maria e o Louro José disputavam um concurso de piadas.
Bem-humorado, o papagaio apostava em tiradas engraçadas e já teve sua história contada no programa. Quando comemorou 18 anos de vida, o Louro ganhou um Arquivo Confidencial só seu. Neste dia vimos o nascimento do Louro e depoimentos de sua família de penas. Com um grande apelo entre as crianças, o papagaio ganhou versões em brinquedo.
No Twitter, alguns fãs e personalidades lamentaram a notícia:
Morre Tom Veiga, o Louro José da Ana Maria Braga. Ele conseguiu dar uma personalidade inconfundível ao papagaio de brinquedo, que animou as manhãs da Tv. Um personagem do Brasil. Surpreso e triste.
— Britto Jr. (@brittojr) November 1, 2020
Que tristeza… Muita força pra família.
O Louro José foi uma das maiores criações da história da TV brasileira.
Vá em paz, Tom Veiga 😔❤️ pic.twitter.com/1COYOb9Kj9
— Felipe Neto 🇧🇷🏴 (@felipeneto) November 1, 2020
Tom Veiga deu vida a um dia personagens mais emblemáticos da história da TV. É impossível não relembrar tantos momentos legais e divertidos ao lado da Ana Maria nessas mais de duas décadas de parceria. Que dia triste.
— Thiago Cipriano (@thiagocipriano) November 1, 2020
Conheci o Tom Veiga quando fui com o Luan gravar o Mais Você, e o encontrei em alguns shows no Rio de Janeiro. Pessoa do bem, sempre solicito e conversador. Mais uma perda triste de 2020… =/
— Rodrigo Berton (@rodrigo_berton) November 1, 2020
Eu não acredito que 2020 levou o Tom Veiga, famosa voz do Louro José. 😞 Deus conforte o coração dos familiares e amigos. pic.twitter.com/rqV6AV9NSt
— Mumuzinho (@MumuzinhoC) November 1, 2020
O Tom Veiga, intérprete do Louro José, era um humorista incrível. Imagina vc todo dia ter que improvisar piadas em rede nacional, ser sempre o ponto cômico de respiro de um programa diário falando pra milhões de pessoas, com uma linguagem popular e acessível?
É pra poucos pic.twitter.com/B8Aq4g6Qfj— Marcos Castro (@marcoscastro) November 1, 2020
Vá em paz Louro José.
— Roger Rocha Moreira (@roxmo) November 1, 2020
+Assine a Vejinha a partir de 6,90