Continua após publicidade

Carol Maluhy: a nova arquiteta predileta da elite paulistana

Ex-estagiária de Isay Weinfeld, ela já projetou lojas de grife e casas de famosos

Por Pedro Henrique Araújo
Atualizado em 14 Maio 2024, 12h37 - Publicado em 28 Maio 2011, 00h50
Casa de campo do empresário Zeco Auriemo, projetada pela arquiteta Carol Maluhy 2219
Casa de campo do empresário Zeco Auriemo, projetada pela arquiteta Carol Maluhy 2219 (Marcos Rosa/)
Continua após publicidade

Em 2000, recém-chegada de uma pós-graduação na Itália, com 24 anos e quase nenhuma experiência, Carolina Maluhy meteu na cabeça que deveria trabalhar com o arquiteto Isay Weinfeld, que tem na bagagem projetos badalados como a boate Disco e o hotel Fasano. Foi recebida com um chega pra lá. “Não contrato estagiário”, afirmou ele. Ao primeiro não, seguiram-se outras quatro tentativas ao longo de seis meses, até que Weinfeld decidiu aceitar a novata em seu escritório por um trimestre. “Acabei sendo contratada e ficando lá por cinco anos.” Hoje, aos 35, a moça bem-nascida, filha de fazendeiro, é uma figura jovem entre as primeiras opções das altas-rodas paulistanas para projetar suas casas e empresas, em um grupo de arquitetos no qual predominam cinquentões como João Armentano e Sig Bergamin.

+ Conheça as diferenças entres os grandes shoppings da cidade

+ Confira o que já foi publicado no Terraço Paulistano

Entre outros destaques do portfólio, Carolina já projetou várias lojas dos Jardins, para marcas como Ermenegildo Zegna, e as moradas de empresários como Daniel Klabin (KM Papel) e Manuel Tavares (Banco Luso Brasileiro). Participou também, com o mestre Weinfeld, da casa de campo de Zeco Auriemo, dono da incorporadora JHSF, em Porto Feliz, a 126 quilômetros da capital.

“Carolina mistura irreverência com refinamento e tem um ótimo olhar para a moda”, diz a estilista Cris Barros, que a contratou para projetar sua casa no Jardim Europa e todas as sete lojas da grife que leva seu nome. Ao receber a reportagem em sua residência, ao som de uma seleção musical eclética, que vai de Creedence a Kiss, a arquiteta confirma em seu visual estiloso o perfil de garota antenada. Com botas, calça apertada, camiseta branca e uma jaqueta florida, poderia muito bem passar por uma das cantoras paulistanas da nova geração. Suas paixões, contudo, sempre foram as artes plásticas e a arquitetura.

Loja da estilista Cris Barros, projetada pela arquiteta Carol Maluhy 2219
Loja da estilista Cris Barros, projetada pela arquiteta Carol Maluhy 2219 ()
Continua após a publicidade

Formada pela Northeastern University, de Boston, e com pós na Saci Università, de Florença, ela comanda, ao lado da sócia Isis Chaulon, uma equipe de doze profissionais. De seu estilo, destacam-se soluções experimentais, como garagens integradas com aparelhos de academia de ginástica, pisos de madeira propositadamente riscados com bucha de aço e relevo em paredes de concreto. “Questiono, por exemplo, por que uma casa tem de ter suítes.” Tudo, é claro, na sintonia das preferências do cliente. “No caso da residência de campo do Zeco Auriemo, ele queria um espaço onde pudesse receber amigos e expor suas obras de arte. Deixei as paredes livres de texturas, para não tirar a atenção das esculturas.”

+ Teatro Municipal reabre em São Paulo

Moradora do Jardim Paulistano desde a infância, ela fala com orgulho sobre sua nova casa, que está sendo erguida no mesmo bairro onde vive com os dois filhos, de 2 e 5 anos, e com o marido, o investidor italiano Niccolo Ballaratti. No endereço, a chave será a integração dos ambientes, de forma um tanto inusitada. “As crianças dormirão em um espaço único com um grande banheiro aberto e uma área conjunta para estudo”, descreve. “Já o nosso quarto integra closet, banheiro, ambiente de leitura e um grande jardim-pátio interno.”

TRABALHOS NOBRES

Alguns dos projetos da profissional

Continua após a publicidade

■ Loja Ermenegildo Zegna, na Rua Haddock Lobo

■ Oito unidades da grife Trousseau, em São Paulo e no Rio

■ Sede da grife Alexandre Birman, na Rua Oscar Freire

■ Casas de empresários como Manuel Tavares (Banco Luso Brasileiro) e Pedro Biagi (ex-Pink Elephant)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.