Novos apps oferecem consultas médicas a preços mais acessíveis
As plataformas vêm chamando a atenção de empresas, que passaram a conceder os serviços mensais aos funcionários em vez de contratar planos de saúde
Aplicativos para celular que disponibilizam serviços médicos mais baratos vêm se tornando uma alternativa para os paulistanos sem plano de saúde. Um exemplo é o Consulta do Bem, que angariou 20 000 usuários desde sua criação, em 2016. Com uma média de 500 novas adesões por mês, a empresa tem contrato com diversas clínicas e oferece consultas a preços atrativos, a partir de 60 reais.
A plataforma também disponibiliza outros serviços a custo mais baixo, como atendimentos em pronto-socorro e agendamento de exames, para quem adquire uma assinatura mensal de, no mínimo, 29,90 reais. “Negociamos os valores com os estabelecimentos, e eles pagam uma taxa por paciente atendido”, conta o cardiologista Marcus Gimenes, fundador do negócio.
Outra plataforma desse segmento, também criada há dois anos, a Doutor 123 já agendou cerca de 8 000 consultas. Um exame marcado por meio do aplicativo fica até 70% mais barato. A companhia ainda possui um pacote mensal com vantagens.
As duas plataformas vêm chamando a atenção de pequenas e médias empresas, como supermercados e academias de ginástica, que passaram a conceder esses serviços mensais aos seus funcionários, em vez de contratar os tradicionais planos de saúde. No Consulta do Bem, por exemplo, estabelecimentos do tipo correspondem a 70% da renda. Um terceiro negócio do nicho, o BoaConsulta oferece agendamento inclusive a quem possui plano de saúde, com um filtro para as opções mais baratas, que custam no máximo 150 reais.
Saúde aos sem-plano
Consulta do Bem. A 29,90 reais por mês, oferece desconto em atendimentos (a partir de 60 reais), exames, remédios e cirurgias. www.consultadobem.com.br.
doutor 123. Atendimento médico e exames por 22,90 reais ao mês, além de descontos em farmácias, seguros de vida, consultas e exames. www.doutor123.com.br.
Boaconsulta. É possível agendar consultas pelo preço máximo de 150 reais, com filtros de critérios como especialidade, região e plano de saúde. www.boaconsulta.com.