Apesar de chuva, Cantareira segue em queda
Sistema chegou a 3,5% de sua capacidade nesta segunda-feira (20); apesar disso, precipitação no fim de semana foi considerada alta
Apesar da chuva considerável que atingiu a região do Cantareira no domingo (19), o sistema se manteve em queda nesta segunda-feira (20). De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), os reservatórios atingiram o índice de 3,5%. No domingo, eles marcavam 3,6% da capacidade.
+ Pesquisa aponta que 60% dos paulistanos já tiveram corte de água
Mesmo assim, a precipitação no fim de semana foi alta, considerando as medições anteriores, com 23,9 milímetros somente no domingo (19). Até então, havia chovido 0,5 milímetro durante todo o mês. A média histórica de outubro é de 130,8 milímetros.
+ Segunda-feira começa com céu nublado e temperaturas amenas
Na quinta-feira (16), o presidente do Tribunal Regional Federal, Fábio Prieto, suspendeu a liminar que determinava a revisão da quantidade de água retirada do Sistema Cantareira e proibia a captação da segunda cota do volume morto do manancial pela Sabesp.
Os reservatórios contam com 106 bilhões de litros da segunda reserva profunda das represas, quantidade que deve ser suficiente para manter o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo até março de 2015 sem decretar racionamento oficial.