Apagão deixou 942 000 imóveis sem luz na Grande São Paulo
Segundo a Enel, cerca de 650 000 clientes foram impactados na capital paulista; a causa foi o desligamento em uma subestação de Guarulhos
Cerca de 942 000 imóveis ficaram sem luz na Grande São Paulo neste sábado (31), por conta de apagão em uma subestação de Guarulhos.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o desligamento aconteceu às 17h31, em estação de propriedade da Eletrobras. O ocorrido levou à interrupção das cargas da EDP e da Enel, afetando principalmente as regiões Leste, Norte e Central da capital.
Segundo a Enel, o apagão impactou cerca de 650 000 clientes na cidade, o equivalente a 8% do total de clientes da distribuidora. A EDP, responsável pela distribuição em Guarulhos, afirmou que o incidente impactou 13,5% dos seus clientes, o que equivale a aproximadamente 292 000 imóveis.
No município, os bairros mais impactados foram Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio. Segundo as companhias, a energia foi reestabelecida por volta das 20h.
Confira a nota da Enel sobre o apagão:
A Enel Distribuição São Paulo informa que, por volta das 20h de ontem (31), após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado nesta tarde. Como esclarecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, afetando, principalmente, as regiões Leste, Norte e Central da capital.
A Enel Distribuição São Paulo informa que a interrupção no fornecimento de energia, causada por ocorrência em subestação de transmissão da Eletrobras, afetou cerca de 650 mil clientes na capital, o equivalente a 8% do total de clientes da distribuidora.
O desligamento na rede de transmissão, que não pertence à Enel, iniciou às 17h31 de sábado (31.08). Por meio de manobras remotas internas, a distribuidora restabeleceu gradativamente o serviço para os clientes impactados até a plena normalização, por volta das 20h, após a recuperação total das cargas pela transmissora.
Confira a nota da EDP sobre o apagão:
A EDP informa que 13,5% dos clientes totais da área de concessão da EDP SP foram impactados ontem (31), às 17h31, por uma ocorrência no sistema de transmissão de energia, não pertencente à EDP.
Por meio de manobras automatizadas de carga foi possível minimizar o impacto, sendo que 37% dos clientes afetados tiveram o serviço religado em até 2 minutos. Para o restabelecimento total da região impactada foi necessário aguardar a retomada do suprimento externo da energia pela empresa transmissora, o que ocorreu às 19h37.
Os bairros impactos estão localizados na cidade de Guarulhos, principalmente na região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio.