Continua após publicidade

Apagão deixou 942 000 imóveis sem luz na Grande São Paulo

Segundo a Enel, cerca de 650 000 clientes foram impactados na capital paulista; a causa foi o desligamento em uma subestação de Guarulhos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 set 2024, 16h24 - Publicado em 1 set 2024, 16h18
apagao-sp-enel
Apagão em São Paulo: mais de 2 milhão de imóveis atingidos (../Reprodução)
Continua após publicidade

Cerca de 942 000 imóveis ficaram sem luz na Grande São Paulo neste sábado (31), por conta de apagão em uma subestação de Guarulhos.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o desligamento aconteceu às 17h31, em estação de propriedade da Eletrobras. O ocorrido levou à interrupção das cargas da EDP e da Enel, afetando principalmente as regiões Leste, Norte e Central da capital.

Segundo a Enel, o apagão impactou cerca de 650 000 clientes na cidade, o equivalente a 8% do total de clientes da distribuidora. A EDP, responsável pela distribuição em Guarulhos, afirmou que o incidente impactou 13,5% dos seus clientes, o que equivale a aproximadamente 292 000 imóveis.

No município, os bairros mais impactados foram Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio. Segundo as companhias, a energia foi reestabelecida por volta das 20h.

Continua após a publicidade

Confira a nota da Enel sobre o apagão:

A Enel Distribuição São Paulo informa que, por volta das 20h de ontem (31), após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado nesta tarde. Como esclarecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, afetando, principalmente, as regiões Leste, Norte e Central da capital.

A Enel Distribuição São Paulo informa que a interrupção no fornecimento de energia, causada por ocorrência em subestação de transmissão da Eletrobras, afetou cerca de 650 mil clientes na capital, o equivalente a 8% do total de clientes da distribuidora.

O desligamento na rede de transmissão, que não pertence à Enel, iniciou às 17h31 de sábado (31.08). Por meio de manobras remotas internas, a distribuidora restabeleceu gradativamente o serviço para os clientes impactados até a plena normalização, por volta das 20h, após a recuperação total das cargas pela transmissora.

Confira a nota da EDP sobre o apagão:

A EDP informa que 13,5% dos clientes totais da área de concessão da EDP SP foram impactados ontem (31), às 17h31, por uma ocorrência no sistema de transmissão de energia, não pertencente à EDP. 

Continua após a publicidade

Por meio de manobras automatizadas de carga foi possível minimizar o impacto, sendo que 37% dos clientes afetados tiveram o serviço religado em até 2 minutos. Para o restabelecimento total da região impactada foi necessário aguardar a  retomada do suprimento externo da energia pela empresa transmissora, o que ocorreu às 19h37.

Os bairros impactos estão localizados na cidade de Guarulhos, principalmente na região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio.

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.