Anima Mundi: saiba quais estrelas estarão na mostra
Cordell Barker, Daniel Greave e o brasileiro Guilherme Marcondes são os convidados especiais do festival
Todos os anos, o Anima Mundi promove encontros com animadores renomados para uma conversa informal: o Papo Animado. Nesta edição, os convidados são Cordell Barker, criador do aclamado ‘The Cat Came Back’; Daniel Greaves, ganhador do Oscar com o curta de animação ‘Manipulation’; e o brasileiro Guilherme Marcondes, diretor do premiado ‘Tyger’.
+ Anima Mundi: saiba tudo sobre o festival
Confira abaixo o perfil de cada participante e marque na agenda as datas em que eles conversam com o público:
Cordell Barker
O premiado animador canadense começou sua carreira em 1974, trabalhando para o programa ‘Vila Sésamo’ e, em 1988, dirigiu seu primeiro filme, ‘The Cat Came Back’, curta sobre um homem que tenta de tudo para se livrar de um gatinho que apareceu em sua porta e que teima em voltar. Barker recebeu uma indicação ao Oscar pelo trabalho e outra por ‘Strange Invaders’, de 2001. Sua última realização é ‘Runaway’ (2009), que recebeu o prêmio Small Golden Rail, em Cannes.
Papo Animado com Cordell Barker
Quando: Quarta, 28 de julho, às 19h
Onde: Memorial Sala 2
Sessão Especial Cordell Barker
Sexta, 30 de julho, às 19h, no Cinema CCBB
Domingo, 1 de agosto, às 18h, no Memorial 1
Daniel Greaves
O inglês é o criador de ‘Manipulation’ (1992), animação que ganhou o Oscar e o Cartoon D’Or, em Cannes. No filme, misto de desenho 2D e filmagem real, um desenhista briga com sua criação, que resiste bravamente às suas intervenções. O Anima Mundo dedicará uma mostra especial a Greaves, com suas principais obras, entre elas ‘Speechless’ (2009), ‘Manipulation’ (1992), ‘Flatworld’ (1997), ‘Rockin’ & Rollin’’ (2001), ‘Little Things’ (2004).
Papo Animado com Daniel Greaves
Quando: Quarta, 28 de julho, às 21h
Onde: Memorial – sala 2
Sessão Especial Daniel Greaves
Quinta, 29 de julho, às 14h, no Memorial 1
Domingo, 1 de agosto, às 16h, no Memorial 1
Guilherme Marcondes
Reprodução
Cena de ‘Tyger’, de Guilherme Marcondes
O paulistano, formado em arquitetura pela USP, juntou-se ao estúdio de animação Lobo, em 2000, onde trabalhou dirigindo anúncios para diversas marcas, como Cartoon Network e Nickeoldeon. Em 2006, dirigiu o curta-metragem ‘Tyger’, mistura de animação, manipulação de bonecos e cenários reais. O trabalho lhe rendeu 20 prêmios, entre eles o dos Diretores, do Anima Mundi. Atualmente, Marcondes mora em Nova York, onde dirige curtas e comerciais.
Papo Animado com Guilherme Marcondes
Quando: Sexta, 30 de julho, às 19h
Onde: Memorial – sala 2
Sessão Especial Guilherme Marcondes
Quarta, 28 de julho, às 19h30, no Memorial Video
Sábado, 31 de julho, às 16h, no Memorial 1