Amir Khair, ex-secretário de Finanças de Erundina, morre aos 80 anos
O economista, defensor de uma política de juros baixos, não estava doente e faleceu dormindo
Amir Khair, secretário de Finanças da cidade de São Paulo durante o mandato de Luiza Erundina (1989-1992), morreu na sexta-feira, 11, aos 80 anos. “Perdi um irmão”, disse a ex-prefeita em suas redes sociais. De acordo com informações da família, o economista morreu dormindo. Ele não enfrentava nenhuma doença grave e mantinha o isolamento social devido à pandemia. Ele deixa dois filhos e dois netos.
Khair criou um sistema de acompanhamento de gestão fiscal para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e, em sua carreira, também atuou como consultor fiscal, orçamentário e tributário. Era considerado um defensor dos juros baixos e de ajustes por meio de corte de gastos, mas com a preservação de programas sociais e a tributação sobre grandes fortunas.
Jilmar Tatto, candidato do PT à prefeitura de São Paulo, escreveu no Twitter que Khair estava ajudando a contribuir com seu plano de governo. “Foi um grande brasileiro”, disse o deputado petista Paulo Teixeira.
Amir querido, estou muito triste com a tua partida. Perdi um irmão, um ser humano especial, um guerreiro. Vai deixar um vazio enorme, vai fazer muita falta à nossa luta. Vá em paz Amirzinho, que Deus te receba como você merece. Obg pela tua existência, pela amizade, pela ajuda.
— Luiza Erundina (@luizaerundina) September 11, 2020
Lamento profundamente a morte do economista Amir Khair. Ex-secretário de Finanças na administração da Erundina em SP, foi nessa época que trabalhamos juntos na prefeitura. Nos últimos meses ele vinha ajudando a construir nosso Plano de governo. Meus sentimentos à família.
— Jilmar Tatto (@jilmartatto) September 11, 2020
Despeço me de Amir Khair, grande economista que contribuiu enormemente para desbravar os conhecimentos em finanças públicas para alavancar políticas públicas. Foi um grande brasileiro! pic.twitter.com/bRZyiMN5xI
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) September 11, 2020
Queridíssimo Amir Khair: como @luizaerundina, também estou muito triste com a tua despedida do nosso convívio. Você sempre foi tão especial, combinando sobretudo seriedade, conhecimento de profundidade nas áreas de economia e finanças e a visão de quem queria contribuir para a pic.twitter.com/OUaJkxW0ra
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) September 11, 2020