Avatar do usuário logado
Usuário

‘Almas à Venda’ traz ator que decide guardar sua alma em uma cápsula

Comédia dramática tem ponto de partida parecido com 'Quero ser John Malkovich' e 'Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças'

Por Alex Xavier 23 jul 2010, 22h10 | Atualizado em 5 dez 2016, 18h41
‘Almas à Venda’ traz ator que decide guardar sua alma em uma cápsula Priorizar nos meus resultados Google

O ator Paul Giamatti ganhou prestígio ao interpretar o cartunista esquisitão de ‘O Anti-Herói Americano’ (2003) e o amargurado apreciador de vinhos de ‘Sideways — Entre Umas e Outras’ (2004). Embora procure papéis diferentes, acabou marcado como o derrotista simpático, cujos problemas fazem o público rir. Em Almas à Venda, já em cartaz, ele exercita bastante seu tipo melancólico ao dar vida ao protagonista — uma versão dele próprio, com o mesmo nome inclusive. A brincadeira, aliada ao talento do intérprete, sustenta a comédia dramática.

Nos ensaios para uma montagem teatral de ‘Tio Vânia’, Giamatti depara similaridades em relação ao desajustado personagem criado por Anton Tchecov e se sente desconfortável. Extrair e guardar sua alma em uma cápsula, então, é a solução encontrada por ele para não precisar mais carregar o peso das angústias. O ponto de partida lembra os filmes ‘Quero Ser John Malkovich’ (1999) e ‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças’ (2004), ambos escritos por Charlie Kauffman. Assim como esse cultuado roteirista, a cineasta estreante Sophie Barthes encara, de forma natural, uma ideia totalmente absurda. Além de estocar o “eu interior” das pessoas, a empresa do doutor Flintstein (David Strathairn, de ‘Boa Noite e Boa Sorte’) também aluga a essência de doadores anônimos para clientes que se sintam um tanto ocos.

Há referências evidentes à história clássica de Fausto e seu pacto com o demônio e ainda ao romance ‘Almas Mortas’ (1842), de Nikolai Gogol. Na linha do livro, as almas são um produto. Chegam a ser vendidas no mercado negro por uma russa misteriosa (papel de Dina Korzun). Uma pena que as boas sacadas resultem em soluções pífias e as situações bizarras sejam encaradas com certa frieza. Resta a Giamatti preservar o humor e salvar a história. Ele brilha quando descobre o formato de sua alma e quando comparece “vazio” aos ensaios da peça.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Banner promocional da Editora Abril. À esquerda, um selo laranja com CHEGOU O 9.9 e 80% OFF, e um botão APROVEITE A OFERTA AGORA. Ao centro, texto Na Editora Abril os números se alinharam para você ler as melhores revistas do Brasil por um preço simbólico e capas de revistas como Veja, Quatro Rodas, Saúde e Claudia. À direita, uma mulher sorridente com cabelo castanho claro, vestindo camisa bege, segurando um cartão dourado. No canto superior direito, o logo da Editora Abril, uma árvore estilizada. Uma faixa laranja diagonal com ASSINATURA LEIA 15 MARCAS aparece no canto inferior direito
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 32,90/mês