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A moda agora é customizar bicicletas

Oficinas fazem modelos artesanais sob medida para os clientes

Por Claudia Jordão
Atualizado em 1 jun 2017, 18h26 - Publicado em 21 out 2011, 23h50
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  • Alteradas, feitas sob encomenda ou montadas com peças de marcas diferentes, as bicicletas também podem ser únicas. Importada dos Estados Unidos e da Europa, essa moda chegou a São Paulo graças ao trabalho de alguns proprietários de pequenas oficinas. Os integrantes da turma customizam, projetam e montam modelos a partir de componentes produzidos por eles ou vindos de fora, como o desejado banco inglês Brooks, que é feito a mão e se adapta ao corpo do ciclista. Apesar dos preços (a brincadeira começa na faixa de 1.000 reais), eles não estão dando conta da quantidade de encomendas atuais. “Há dois anos, eu entregava dois pedidos por mês”, afirma Igor Miyamura, que constrói quadros e trabalha em Ibiúna, a 70 quilômetros da capital. “Hoje, entrego quinze.” Quem o procura precisa aguardar até dois meses para receber a peça. “Nos dias que antecedem as férias, o movimento fica ainda maior”, diz o artesão.

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    Cada profissional agrada mais a um perfil específico de cliente. Miyamura é procurado pela tribo que curte bicicletas fixas (sem marchas e, às vezes, sem freio). Nesse caso, com 1.000 reais, é possível ter um bom exemplar. Quem prefere veículos velozes costuma bater à porta do construtor Klaus Poloni, dono de uma oficina no município de Pedreira, a 130 quilômetros de São Paulo. Seus quadros, feitos de material de ponta, levam pelo menos quarenta dias para ficar prontos e custam cerca de 5.000 reais.

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    O artesão Fedric Kessuane, com um ponto na Vila Formosa, na Zona Leste, é especializado em modelos de passeio e faz versões completas com bancos rebaixados e garfos longos, conhecidas como low bikes, a partir de 1.800 reais. Esse estilo nasceu na comunidade latina dos Estados Unidos nos anos 60 e, associado ao movimento hip-hop, ganhou com o passar do tempo adeptos em outras partes do mundo. Geralmente, o ciclista que opta por essa encomenda busca exclusividade e perfeição. “Já tive muitos tipos, mas só esse veste o meu corpo como uma roupa”, afirma o empresário Richard Dünner, de 58 anos, um dos clientes de Poloni.

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    A loja Tag and Juice, na Vila Madalena, trabalha como se fosse uma alfaiataria sobre duas rodas. Seus funcionários tiram as medidas dos clientes e enviam as informações a oficinas no Chile ou nos Estados Unidos, que fazem as peças customizadas e seguem outras especificações pedidas, da cor ao material do quadro. Depois de tudo pronto, os artefatos são remetidos ao Brasil para a montagem. O processo dura em média 45 dias e custa a partir de 3.000 reais. “Estamos em operação há um ano e já vendemos quarenta bicicletas sob medida”, conta Pablo Gallardo, sócio da Tag and Juice.

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    MODELOS PERSONALIZADOS DE BIKES

    Categoria: fixa

    Artesão: Igor Miyamura

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    Características: quadro de aço sob medida e inclinação do selim de 72,4 graus

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    Preço: a partir de 1.000 reais

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    Categoria: low bike

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    Artesão: Antonio Carlos Batista Filho

    Característica: modelo Manhattan Flyer 1999 modificado. As antenas, os paralamas e os suportes de roda foram inspirados num Cadillac 1939

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    Preço: 4.000 reais

    Low Bike de Antonio Carlos Batista Filho
    Low Bike de Antonio Carlos Batista Filho ()

     

    Categoria: cruiser híbrida

    Artesão: Fedric Kessuane

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    Característica: estilo rat bike (sem pintura, a bicicleta é valorizada pela ferrugem que se acumula com o tempo)

    Preço: a partir de 2.500 reais 

    Bike Cruiser Híbrida de Fedric Kessuane
    Bike Cruiser Híbrida de Fedric Kessuane ()

     

    Categoria: low bike

    Artesão: Antonio Carlos Batista Filho

    Característica: Schwinn 1968 restaurada. O modelo ganhou nova cor e protetores de corrente (em forma de AK-47) artesanais

    Preço: a partir de 3.000 reais 

    Low Bike de Antonio Carlos Batista Filho
    Low Bike de Antonio Carlos Batista Filho ()

     

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