Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Alexandre Frota tem mandato de vereador cassado em Cotia (SP)

Político foi condenado em caso de falsas acusações contra Jean Wyllys

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 out 2025, 12h19
alexandre-frota
 (Reprodução/Instagram)
Continua após publicidade

A Câmara Municipal de Cotia, na Grande São Paulo, cassou o mandato do vereador Alexandre Frota, eleito pelo PDT em 2024, na sexta-feira (3) em virtude da condenação do político por calúnia e difamação contra o ex-deputado federal Jean Wyllys. A ação criminal foi iniciada em 2017 e transitou em julgado em maio deste ano, portanto não cabe mais recurso.

Frota foi condenado a 2 anos e 26 dias em regime aberto, que foi substituída por prestação de serviços para a comunidade e limitação de fim de semana. O caso ocorreu 2017, quando o vereador cassado, na época sem exercer cargo político, atribuiu uma frase em defesa da pedofilia a Wyllys.

Mesmo sendo informado por internautas do caráter falso da informação, ele postou outra frase, dessa vez defendendo casamentos infantis, ao então deputado. A Justiça entendeu que Alexandre Frota possuía intenção de atingir a honra de Jean Wyllys.

Agora, o vereador sofre perda automática de mandato, que foi comunicada para a Câmara de Cotia em setembro.

“Importante ressaltar que a perda do mandato, nestes casos, não depende de votação em Plenário, pois se trata de determinação judicial sobre a qual o Poder Legislativo não tem qualquer ingerência, cabendo apenas a esta Casa de Leis o cumprimento da Legislação em vigor, em especial o Artigo 15 da Constituição Federal e Artigo 56 da Lei Orgânica do Município”, informo a Casa em nota.

Continua após a publicidade

A defesa de Frota informou que não concorda com a resolução e ingressará com uma revisão criminal. Ele chegou a se manifestar nas redes sociais: “É uma guerra e, infelizmente, a Câmara hoje cassou o meu mandato, como vocês todos já devem saber. É óbvio que eu não fiquei feliz, fiquei triste porque eu vinha exercendo um trabalho profissional bacana de muita entrega, de muito amor a esta cidade”. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 39,99/mês