Missão: uma lei eficaz
Veja o depoimento de Rafael Baltresca, que perdeu a mãe e a irmã atropeladas em calçada ao lado do Shopping Villa-Lobos, em 17 de setembro
“Para mim, a vida acabou. Acordo, choro, tomo banho, me visto. E passo o dia ligado no automático. Eu morava com minha mãe, Miriam, e minha irmã, Bruna. Éramos a sustentação um do outro, especialmente depois que meu pai morreu, há sete anos, vítima de derrame.
Perder as duas nesse episódio brutal me tirou a vontade de fazer muitas coisas. Canalizo então toda a força, inclusive a energia criada pela dor, para o abaixo-assinado da campanha ‘Não Foi Acidente’. Duvido que as coisas aconteçam por acaso e o que me restou foi esta missão: brigar pela criação de uma lei mais eficaz para punir quem bebe e dirige — o motorista que as atingiu passou duas semanas detido e foi solto sem pagar fiança. É o que acho que elas gostariam que eu fizesse.
Ironicamente, sempre tivemos um comportamento rigoroso no trânsito, de não misturar álcool e volante e de parar para dar passagem a pedestres. Como um crime desses atinge duas pessoas exemplares? No dia do atropelamento, elas tinham ido ao Shopping Villa-Lobos porque minha irmã pesquisava preços de passagens aéreas para a África. Ela, que era formada em direito, pediu exoneração do emprego no Tribunal de Justiça almejando mudar de vida, e passaria um tempo no continente africano, fazendo trabalho humanitário. Por que os preparativos para uma viagem tão nobre acabam assim? Se eu pensar nisso, se me concentrar na tragédia e cultivar a revolta, vou me destruir. A única saída é focar algo bom. E esse é um dos motivos pelos quais continuo morando na nossa casa, agora com minha namorada. Ali, tenho paz, porque sinto a presença delas. E isso me inspira para a batalha.”
Rafael Baltresca, 31 anos
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão





