Imagem Blog

Blog da Vejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Novidades, curiosidades e promoções
Continua após publicidade

Dez doces que marcaram os anos 80

Um objeto voador não-identificado atingiu a testa do técnico Muricy Ramalho, do Santos, no fim da partida contra o Cerro Porteño, na última quarta. Há quem jure, para irritação da torcida do alvinegro praiano, que foi um pirocóptero. Este post não se propõe a desvendar tal mistério. É que, de tanto ouvir falar no tal […]

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 13h13 - Publicado em 3 jun 2011, 20h06

Um objeto voador não-identificado atingiu a testa do técnico Muricy Ramalho, do Santos, no fim da partida contra o Cerro Porteño, na última quarta. Há quem jure, para irritação da torcida do alvinegro praiano, que foi um pirocóptero.

Este post não se propõe a desvendar tal mistério. É que, de tanto ouvir falar no tal pirocóptero, um dos hits infantis dos anos 80, fomos tomados por uma onda de nostalgia e lembramos um monte de doces famosos da época.

+ 10 brinquedos inesquecíveis dos anos 80
+ “Fica, Vai Ter Bolo”: o Tumblr e as piadas da internet

1. Pirocóptero

Comecemos pela “arma” que teria atingido Muricy. Tratava-se de nada mais que um pirulito que trazia uma hélice colorida no palito — daí o genial nome. A criançada consumia o doce e depois se esbaldava fazendo-o voar. Pirocópteros provaram que nem tudo que sobe desce: muitos caíam em telhados alheios e, como havia vários de cores iguais, provocavam confusão de gente querendo tomar o brinquedo alheio.

2. Bala Soft


Eu já engasguei com bala soft. Assim reagem onze entre dez pessoas que foram crianças na década de 80. Aliás, foi o primeiro prazer perigoso de muita gente dessa geração: colorida, enchia os olhos e era uma delícia, porém, entalava na goela muito facilmente.

Continua após a publicidade

+ Glossário: Dez expressões usadas no Twitter – parte 1
+ Glossário: Dez expressões usadas no Twitter – parte 2

3. Cigarrinhos de chocolate

Ah, bons tempos aqueles em que não existia o politicamente correto… Até os doces tinham formatos bizarros, caso dos inesquecíveis cigarrinhos de chocolate Pan. A diversão era imitar os pais fumando um chocolatinho — que, por sinal, era beeeem ruim.

4. Suco em formato de Fusca, frutas, revólver…

Duvidamos que alguém tenha se dado o trabalho de estudar a composição dos sucos “de fruta” que vinham dentro. Ainda bem, diga-se. Mas eis outro exemplo de doces pré-politicamente-corretos. A cara é péssima, mas a gente adorava. Depois de muito brincar de atirar nos amiguinhos, dava cabo do refresco colorido.

5. Minichicletes

Continua após a publicidade

Coloridos e deliciosos. Não precisa dizer mais nada para explicar o sucesso dos minichicletes Addams.

6. Ploc monsters

Pode ter certeza que muitos dentistas compraram casa de praia graças a doces como o chiclete Ploc Monsters. OK, pode ser que nem tivessem mais açúcar que a média. A questão era que a gente mascava caixas e caixas devido às figurinhas: eram imagens de monstros com nomes normais — uma mula de sete cabeças chamada, sei lá, Maria. Bastava aplicar numa superfície (um caderno, por exemplo) e raspar para tirar uma com a cara dos colegas.

+ Twitter: saias justas causadas por perfis falsos de famosos

7. Chocolate Surpresa

Continua após a publicidade

Hoje, num Brasil pós-Kinder Ovo, pode ser difícil entender a surpresa que havia nesse doce — ficou bem sem graça em comparação com os brinquedinhos do concorrente. Mas, para a criançada eighties, era um encanto. Cada barra continha um cartão com informações sobre determinado animal, que também aparecia em alto relevo no chocolate.

8. Dip n’ lik


Em inglês, o verbo “dip” é usado para comidas que são mergulhadas num molho antes de serem consumidas. Tipo nuggets em uma piscininha de barbecue, sabe? A gente fazia isso com o pirulito sem gosto que vinha no Dip n’ Lik: colocava-o num envelopinho cheio de uma espécie de açúcar com sabor de cereja, uva ou laranja. E viva a cárie!

9. Lanche do Fofão

Não satisfeito em assustar crianças em sua versão boneco, o Fofão resolveu se enfiar em nossas lancheiras da escola. O pacote continha uma versão mais pobrinha dos lanches Mirabel, biscoito wafer também onipresente da época.

10. Dadinho (também chamado de Gamadinho)

Continua após a publicidade

A embalagem metalizada fazia sucesso, o tablete de amendoim dentro também. E assim nasceu um ícone da década.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.