Imagem Blog

Sem Grana em SP Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Divirta-se em São Paulo sem gastar muito
Continua após publicidade

Como renovar o guarda-roupa sem gastar um tostão

A cidade, enfim, anda acordando para novas formas de consumo. Roupas, sapatos e acessórios de segunda mão circulam pelas araras de brechós e de bazares, tornando mais fácil a vida de quem quer se vestir bem sem gastar muito. Agora, imagina poder trocar aquela saia que você não usa mais por outra peça mais interessante, […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 23h27 - Publicado em 26 nov 2013, 18h50
Giovanna e Raquel, criadoras do Projeto Gaveta (Divulgação)

Giovanna e Raquel, criadoras do Projeto Gaveta (Divulgação)

A cidade, enfim, anda acordando para novas formas de consumo. Roupas, sapatos e acessórios de segunda mão circulam pelas araras de brechós e de bazares, tornando mais fácil a vida de quem quer se vestir bem sem gastar muito. Agora, imagina poder trocar aquela saia que você não usa mais por outra peça mais interessante, sem tirar um real sequer do bolso? É o que propõe o novíssimo Projeto Gaveta, das amigas Giovanna Nader, 27, e Raquel Vitti Lino, 28. A primeira edição ocorre no sábado (30), a partir das 13h, na Escola São Paulo (R. Augusta, 2239, Jardim Paulista).

Segundo a dupla, o projeto é uma adaptação do “clothing swap”, prática muito comum na Europa, nos EUA e na Austrália, uma rede de trocas de roupas, em que não há dinheiro envolvido. “Além de difundir o conceito, nossa intenção é mostrar que é super autêntico criar um estilo próprio com roupas garimpadas, sem ter que gastar oito mil dólares numa bolsa da Chanel. Não combina com realidade brasileira”, justifica Giovanna. Frequentadoras de brechós, as duas se conheceram em Barcelona, onde tiveram o primeiro contato com o consumo colaborativo.

O Projeto Gaveta funciona assim: os interessados devem entrar em contato com as meninas pelo e-mail projetogaveta@gmail.com e negociar um horário para recolher as peças. Depois de recolhidos, os itens passarão por uma rigorosa curadoria de moda. Vale tudo: roupas, acessórios e calçados. “O que não servir para o projeto pode ser doado para a ONG Filhos de Paraisópolis”, conta Raquel. “É uma forma de renovar o guarda-roupa e ainda ajudar quem precisa.”

Para tornar mais justo o troca-troca, as meninas criaram uma moeda própria: um vestido, por exemplo, equivale a duas; um casaco, a três (consulte a tabela abaixo). No dia do evento, é só retirar suas moedas e fazer a festa. De acordo com a dupla, cerca de mil peças estarão expostas nas araras. O número de roupas doadas para a comunidade de Paraisópolis chega a dois mil.

Moeda de troca

Continua após a publicidade

1 camiseta ou blusa: 1 moeda
1 vestido: 2 moedas
1 sapato: 2 moedas
1 acessório: 1 moeda
1 jaqueta ou casaco: 3 moedas
1 calça: 1 moeda
1 saia: 1 moeda
1 shorts: 1 moeda

Para fazer o bazar acontecer, a dupla arrecadou mais de 6 000 reais via financiamento coletivo. O evento contará com DJs, bebidinhas e a exposição EMPTY SPCS (www.emptyspcs.com), dos artistas Luiza Lacava e Luiz Gabriel Vieira, um misto de música e fotografia. A entrada é gratuita para os participantes.

Fique de olho na página do Projeto Gaveta no Facebook para não perder a próxima seleção. Se não quiser esperar até lá para entrar na onda do clothing swap, Giovanna e Raquel dão cinco dicas para organizar um bazar de trocas entre amigos. All you need is less!

Peças selecionadas para o próximo encontro de trocas, marcado para o dia 30/11 (Divulgação)

Peças selecionadas para o próximo encontro de trocas, marcado para o dia 30/11 (Divulgação)

CINCO DICAS PARA ORGANIZAR UM BAZAR DE TROCAS ENTRE AMIGOS

Continua após a publicidade

1 – Separe tudo aquilo que você não usa mais em seu armário. Vale tudo! Roupa nova, roupa velha, roupa rasgada, manchada, com bolinha, presente do ex. O que interessa é você fazer aquela limpa e ter aquela sensação de renovação de energia. Tente não se importar tanto com marcas nesse momento, o que vale é o desapego falar mais alto.

2 – Leve para a troca apenas as peças que estão em bom estado e que tenham informação de moda atual. As menos interessantes doe para quem precisa.

3 – Reúna amigas de diferentes estilos, principalmente as mais autênticas e que se produzam sem medo de errar. Isso garante uma diversidade de peças na hora da troca.

4 – Faça um grupo de Whatsapp entre as participantes e ali postem algumas das peças que estarão disponíveis para a troca. O teaser faz com que o evento fique mais esperado.

5 – Agende uma data e local para a troca. As participantes devem se preocupar em fazer um dia agradável, com bebidas, snacks e música boa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.