Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Como reduzir o ronco?

O médico Edilson Zancanella, coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, responde: No geral, o ronco é um estreitamento da passagem do ar pela via aérea, desde o nariz até a traqueia. Alguns cuidados importantes para diminuí-lo podem ser feitos. Um deles é a perda de peso, já […]

Por Mariana Oliveira
Atualizado em 26 fev 2017, 12h53 - Publicado em 14 mar 2016, 12h18
(Foto: Image Source/Folhapress)

(Foto: Image Source/Folhapress)

O médico Edilson Zancanella, coordenador do Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, responde:

No geral, o ronco é um estreitamento da passagem do ar pela via aérea, desde o nariz até a traqueia. Alguns cuidados importantes para diminuí-lo podem ser feitos. Um deles é a perda de peso, já que, quando engordamos, aumentamos a circunferência abdominal e do pescoço. Esse alargamento deixa o espaço interno mais apertado fazendo com que, à noite, com os músculos ainda mais relaxados, produzamos barulhos. A ingestão de álcool também pode potencializar o ronco, assim como os medicamentos “tarja preta”, como Rivotril.

+ Por que acordamos com mau hálito?

Outras medidas de qualidade de vida podem melhorar o sono de uma forma mais completa. Ter horários regulares para dormir, um ambiente calmo e com pouca luz, além de um colchão e de um travesseiro adequados são alguns exemplos. Não podemos esquecer que o ronco é um sinal de que é preciso buscar uma avaliação médica. Ele pode ser a ponta de um iceberg. Um monitoramento pode identificar doenças que são mascaradas por ele, como a apneia do sono, que pode se desenvolver ainda mais em pessoas hipertensas ou diabéticas.

Embora qualquer pessoa, independentemente da idade, possa sofrer com o problema, são os homens, a partir dos 40 anos, que têm mais propensão ao ronco.

*O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.