Adidas lança camisas da Copa com conotação sexual e provoca polêmica
Uma camisa é apenas uma camisa, certo? Não se a camisa em questão tratar de um assunto um tanto delicado: a Copa do Mundo. + Gloria Maria responde comentário racista no Instagram Uma linha de roupas lançada pela marca Adidas, inspirada no Mundial, vem dando, digamos, pano pra manga. A conotação sexual das imagens que […]
Uma camisa é apenas uma camisa, certo? Não se a camisa em questão tratar de um assunto um tanto delicado: a Copa do Mundo.
+ Gloria Maria responde comentário racista no Instagram
Uma linha de roupas lançada pela marca Adidas, inspirada no Mundial, vem dando, digamos, pano pra manga. A conotação sexual das imagens que ilustram as camisetas deixou uma pergunta no ar: será que a marca estaria estimulando um tipo de comportamento que vai na contramão das campanhas do governo brasileiro contra o turismo sexual?
A própria presidente Dilma Rousseff tuitou sobre o assunto nesta terça, veja:
O Brasil está feliz em receber turistas q chegarão p/ Copa, mas também está pronto p/ combater o turismo sexual #CopaDasCopas
— Dilma Rousseff (@dilmabr) February 25, 2014
Continua após a publicidade
Pressionada, a marca, que é patrocinadora oficial do evento, decidiu tirar as camisetas do mercado:
Segundo os jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, a Embratur formalizou uma reclamação. Ou seja: o assunto ficou sério.
Nas duas camisetas à venda no site americano da marca alemã, o que chama a atenção é o foco nas curvas das mulheres brasileiras. Numa delas, um coração ganha o formato de um bumbum. Na outra, aparece uma frase de duplo sentido: “Lookin’ to score”. Que pode ser interpretada como “Buscando gols” ou “Querendo pegar garotas”. As camisetas custam de US$ 22 a US$ 25 (de R$ 50 a R$ 60).
Veja algumas reações no Twitter:
imagina uma camiseta com um desenho de um jogador de futs mostrando a bunda e com os dizeres: “vamos carimbar essa, Brazil!”
— Vange Leonel (@vleonel) February 25, 2014
A família brasileira™ não vai se pronunciar sobre a camiseta da adidas? Como? Viajou pro carnaval? Ok.
Continua após a publicidade
— Filipe Quintans (@filipequintans) February 25, 2014
Can be please stop sexually objectifying Brazilian women? PLEASE?… https://t.co/69nabKPPeC
— Braless in Brasil (@BralessinBrasil) February 25, 2014
A gente não deve incomodar-se com uma camiseta tolinha até. O problema, mais sério, é o turismo sexual. Esse existe – e o que se faz contra?
— Antero Greco (@anterogreco) February 25, 2014
Dê sua opinião: as camisas da Adidas são motivo para polêmica? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.