Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Mera coincidência? Veja as semelhanças entre ‘Revenge’ e ‘Avenida Brasil’

Neste domingo (14), a Globo estreia a série Revenge, logo após o Fantástico. Quem acompanha o reality The Ultimate Fighter Brasil vai ter que dormir um pouco mais tarde: para brigar com Silvio Santos pela audiência perdida – já são duas semanas de derrota dos lutadores de MMA -, a emissora optou por lançar na […]

Por Tiago Faria Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 11h04 - Publicado em 14 abr 2013, 07h00

Neste domingo (14), a Globo estreia a série Revenge, logo após o Fantástico. Quem acompanha o reality The Ultimate Fighter Brasil vai ter que dormir um pouco mais tarde: para brigar com Silvio Santos pela audiência perdida – já são duas semanas de derrota dos lutadores de MMA -, a emissora optou por lançar na TV aberta brasileira um dos programas de mais bem sucedidos nos Estados Unidos nos últimos anos, que garantiu à rede ABC os seus maiores índices de audiência desde o fenômeno Lost.

Mas por que estaríamos falando sobre série de TV cá no Pop!? Por um motivo simples: as muitas comparações que foram feitas entre Revenge e a novela Avenida Brasil. Oi oi oi?

Na época da exibição do folhetim de João Emanuel Carneiro, muitos acusaram a novela de plagiar a série, que começou a ser exibida seis meses antes, em setembro de 2011. A premissa das duas tramas é mesmo parecida: em Avenida Brasil, Nina (interpretada por Débora Falabella) quer se vingar de Carminha (Adriana Esteves), que trapaceou seu pai. Em Revenge, Amanda Clarke (Emily VanCamp) planeja uma revanche contra Victoria (Madeleine Stowe), que traiu… sim, seu pai. Irmãs gêmeas?

Talvez sim, talvez não. Mas, muito possivelmente, não. Tramas de vingança são muitas (que o diga um diretor de cinema como Quentin Tarantino, que fez uma filmografia inteira sobre o tema), e a narrativa da série toma rumos inesperados após a primeira temporada.

Continua após a publicidade

Contudo, para tirar nossas dúvidas, pedimos ajuda às nossas colegas do blog Séries sob Controle, Anna Oliveira e Julienne Moretti, para fazer o tira-teima. Acompanhe, em cinco passos, mais semelhanças (e diferenças) entre a novela e a série:

1. As duas personagens principais se infiltram na casa inimiga por vingança. No caso de Avenida Brasil, Nina se passa de empregada doméstica para entrar na mansão do Divino. Em Revenge, Emily compra uma casa ao lado da família que quer se vingar, mas não chega a morar junto com ela. Ela passa a namorar o filho da inimiga, Victoria.

2. As protagonistas usam nomes falsos como disfarce. Em Revenge, Emily VanCamp é Amanda Clarke, mas, depois que sai da cadeia, troca de identidade e se passa por Emily Thorne. Na novela, Rita vira Nina.

3. As duas mocinhas tiveram o pai assassinado. No caso de Rita, ele foi vítima de uma armação de Carminha e Max e, desnorteado, acabou atropelado por Tufão. Em Revenge, o pai de Amanda foi preso injustamente por terrorismo, acusado por vizinhos em quem confiava. Acabou morrendo na cadeia.

4. Elas enfrentam traumas na infância. Depois da morte do pai, Rita vai morar no lixão. Já Amanda acaba confinada em um reformatório.

Continua após a publicidade

5. As heroinas têm outra característica em comum: são apaixonadas pelo filho da mulher que odeiam. Nina cai de amores por Jorginho (personagem de Cauã Reymond). Já Amanda esbarra em Daniel no primeiro episódio e fica noiva dele ainda na primeira temporada.

Dê sua opinião: as semelhanças entre Avenida Brasil e Revenge são mera coincidência? Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook.

+ Leia mais novidades do blog Pop! Pop! Pop!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.