Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

O melhor (e o mais infame) de ‘Avenida Brasil’ na web

Acompanhar a novela é o de menos: se você frequenta o Twitter e o Facebook, já ouviu falar nas maldades de Carminha (Adriana Esteves), na vingança de Nina (Débora Falabella), nas “congeladas no cinza” ao fim de capítulo e, principalmente, no refrão do hit “Vem Dançar com Tudo” (“oi oi oi”). A trama de João […]

Por VEJASP
Atualizado em 27 fev 2017, 12h18 - Publicado em 26 jul 2012, 20h03

Acompanhar a novela é o de menos: se você frequenta o Twitter e o Facebook, já ouviu falar nas maldades de Carminha (Adriana Esteves), na vingança de Nina (Débora Falabella), nas “congeladas no cinza” ao fim de capítulo e, principalmente, no refrão do hit “Vem Dançar com Tudo” (“oi oi oi”). A trama de João Emanuel Carneiro virou uma fábrica de memes, os bordões instantâneos que caem no gosto da web.

(Os GIFs deste post são do tumblr Love Carminha)

Há uma semana, todos os problemas do mundo podiam ser resolvidos com um simples “a culpa é da Rita!” (uma frase que Carminha, nos momentos mais paranóicos, adorava repetir). Desde o capítulo da última terça, a piada caiu em desuso e foi trocada pela genial “me serve, vadia!”, que também pode ser adaptada às mais diversas situações. Vale até a variação “Keep calm and me serve, vadia”. Esta montagem aqui foi feita pelo site Kibe Loco:

Continua após a publicidade

Para quem ficou offline nos últimos dias, uma breve explicação: Nina disparou o novo meme quando começou a se vingar de Carminha, tratando a patroa como empregada doméstica.

Continua após a publicidade

Bem antes disso, ainda no início da novela, a hashtag #oioioi começou a fazer sucesso no Twitter. Foi assim que a invasão de “Avenida Brasil” nas redes sociais começou. Era só a música-tema tocar que o Twitter era tomado pelo “jogo da velha” e as seis letrinhas.

No centésimo episódio, criou-se o #oioioi100, e os fãs decidiram “congelar” seus avatares no Twitter – os rostos ficaram em preto-e-branco sobre a imagem colorida de pontos luminosos. Famosos e anônimos se “congelaram” em homenagem ao folhetim. Quem deu início à onda foi o William Bonner, que postou esta foto no Twitter:

Continua após a publicidade

Para não perder a piada, tumblrs reuniam o melhor (e mais infame) do fenômeno. Conheça os mais legais:

Em Nina das Entocas, a personagem aparece bisbilhotando a vida de gente famosa (Adele, por exemplo) e nem tanto (o elenco da novela “Carrossel”). Olha ela aí stalkeando a Fátima Bernardes:

Continua após a publicidade

No tumblr Avenida Brasindie, ídolos do indie rock aparecem em versão “congelada”, com direito a trecho de música. Thom Yorke, o vocalista do Radiohead, entrou na brincadeira:

Continua após a publicidade

Já o Avenida Brasil GIFs  reúne uma compilação divertida de caras e bocas de Carminha.

Com o sucesso da trama, novos memes não tardarão em surgir. Qual a sua aposta?

(Tiago Faria)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.