Imagem Blog

Luan Freires - Boombox Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Shows, curiosidades e notícias do mundo da música
Continua após publicidade

11 shows imperdíveis da Virada Cultural

Ainda não sabe o que vai assistir entre as mais de 1 500 atrações da Virada Cultural? Não tem problema, a gente te ajuda. Confira a seguir algumas das melhores pedidas da programação deste ano, da MPB ao rap, do rock ao fado e do forró ao soul. + “Voltar com o Smiths seria muito estúpido”, […]

Por Luan Freires
Atualizado em 26 fev 2017, 15h57 - Publicado em 16 jun 2015, 21h48

Paralamas-do-sucesso

Ainda não sabe o que vai assistir entre as mais de 1 500 atrações da Virada Cultural? Não tem problema, a gente te ajuda. Confira a seguir algumas das melhores pedidas da programação deste ano, da MPB ao rap, do rock ao fado e do forró ao soul.

“Voltar com o Smiths seria muito estúpido”, diz o guitarrista Johnny Marr, que toca domingo (21) no Cultura Inglesa Festival

Erasmo Carlos (Palco São João, dia 21, às 10h)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4V4rxy_jZko?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Destaque do palco que celebra as cinco décadas da Jovem Guarda, Erasmo não parou no tempo e está em boa fase: depois do lançamento de Gigante Gentil no ano passado, ele revirou o catálogo e tirou a poeira de faixas antigas de seu repertório, que haviam sido tocadas poucas vezes ao vivo, as executando no espetáculo Meus Lados B. Espere por Maria Joana, Estou Dez Anos Atrasado e Mané João.

Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo e Nenê (Teatro Municipal, dia 21h, 0h)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=T6YDCIJWsH4?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Continua após a publicidade

O multi-instrumentista Hermeto Pascoal encabeça a sempre concorrida programação do Teatro Municipal. Como das outras vezes, os escalados relembram discos marcantes de suas respetivas carreiras. Acompanhado por Arismar do Espírito Santo (baixo) e Nenê (bateria), Hermeto relembra o trabalho lançado pelos três em 1993.

Caetano Veloso (Palco Júlio Prestes, dia 21, às 18h)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=orPhkLpX3ps?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Principal atração da Virada deste ano, o baiano estica a turnê do disco Abraçaço (2011), que deveria ter sido encerrada no começo do mês com as exibições no Sesc Pompeia (que teve os ingressos para quatro noites esgotados) e no Sesc Itaquera. O público pode esperar por Estou Triste A Bossa Nova É Foda.

“Daqui para frente, tudo vai ser diferente”, diz Paulo César Araújo, autor da biografia proibida de Roberto Carlos

Emicida convida Martinho da Vila e João Donato (Palco Júlio Prestes, dia 21, às 15h)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=U-5QuXxtY2Q?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

A apresentação é uma das mais aguardadas do evento: mais de 9 400 pessoas já confirmaram presença nas redes sociais. Emicida divide o palco com o sambista Martinho da Vila e o gênio da bossa nova João Donato.

Far From Alaska (Palco Rio Branco, dia 21, às 4h)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=J1x890Fmqkc?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Revelação do rock nacional, os potiguares que se exibiram no Lollapalooza deste ano tocam em horário ingrato. Ainda assim vale conferir Emmily Barreto (voz), Chris Botarelli (sintetizador, guitarra e voz), Rafael Brasil (guitarra), Edu Filgueira (baixo e backing vocal) e Lauro Kirsch (bateria) executando as ótimas composições de modeHuman (2014), entre elas Dino vs. Dino e Politiks.

Mestrinho (Praça da República, dia 21, às 6h)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=oYUIxrXRWrw?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Nome da nova safra do forró, o requisitado sanfoneiro sergipano (que já tocou com Elba Ramalho, Gilberto Gil e Mariana Aydar) exibe as canções do disco de estreia, Opinião, lançado no ano passado. Lamento Sertanejo, Pra Sempre Dominguinhos e Chamego Bom respondem pelos melhores momentos do show. Outra boa pedida do palco é Alceu Valença, que se apresenta às 4h de domingo (21).

Continua após a publicidade

Carlos Dafé (Palco Vale do Anhangabaú, dia 20, 20h)

carlos dafé

O carioca de 67 anos, que tocou com Tim Maia e já foi apelidado de “Padrinho do Soul” e “Marvin Gaye brasileiro”, lançou recentemente o dançante Bem-Vindo ao Baile, dividido entre faixas inéditas e regravações de favoritas da carreira. O trabalho contou com a participação do cantor Toni Garrido e do baterista Marcelo Yuka e chamou mais uma vez a atenção para o trabalho do talentoso soulman.

Walter Franco (Teatro Leopoldo Fróes, dia 20, 20h)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=x6vTHeYvCJQ?feature=oembed&w=500&h=375%5D

O músico circula com o repertório do aclamado e inclassificável Revolver, que completa 40 anos em 2015. Da lisérgica Mamãe d’Água ao jazz-rock de Feito Gente, passando pela percussão ritualística de Um Pensamento, o trabalho permanece atual e encerra camadas e mais camadas do que houve de melhor e mais anárquico na fértil música pop brasileira dos anos 70.

5 perguntas para o soulman Carlos Dafé

Continua após a publicidade

Os Paralamas do Sucesso (Sesc Pinheiros, dia 21, às 18h)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=jkDLGRNIEYM?feature=oembed&w=500&h=281%5D

O trio formado por Herbert Vianna (voz e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) lançou uma caixa com a discografia completa do Paralamas do Sucesso mais dois CDs inéditos (um deles com versões em espanhol dos sucessos da banda e outro com raridades e sobras de estúdio). Em clima de festa, eles tocam Uma Brasileira e Lanterna dos Afogados.

Rico Dalasam (Palco Leôncio de Carvalho, dia 21, às 15h10)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=dRDRGizXymw?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Sensação do rap paulistano, Rico Dalasam viu sua carreira decolar no começo deste ano. Ainda sem disco de estúdio, o rapper de Taboão da Serra interpreta Aceite-C e Não Posso Esperar, os animados primeiros singles.

Carminho (Parque do Ibirapuera, dia 21, 17h)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=6GFIwHeATxw?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade

Esta edição marca a estreia do Parque do Ibirapuera com programação ininterrupta durante as 24 horas de evento. Também é a primeira vez que algum país é homenageado no roteiro da Virada e Portugal foi o selecionado da vez. No roteiro, há as apresentações da cantora de jazz Mimicat e da banda de reggae Souls of Fire. Quem fecha o palco é a fadista Carminho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.