Livro mostra ascensão e queda dos bondes em São Paulo
Os bondes começaram a reinar na metrópole no fim do século XIX, mas saíram de linha algum tempo depois da II Guerra Mundial. Sua ascensão e queda são narradas em detalhes no recém-lançado livro Tudo É Passageiro: Expansão Urbana, Transporte Público e o Extermínio dos Bondes em São Paulo (Annablume Editora; 166 páginas; 36 reais), de Ayrton Camargo e Silva. + […]
Os bondes começaram a reinar na metrópole no fim do século XIX, mas saíram de linha algum tempo depois da II Guerra Mundial. Sua ascensão e queda são narradas em detalhes no recém-lançado livro Tudo É Passageiro: Expansão Urbana, Transporte Público e o Extermínio dos Bondes em São Paulo (Annablume Editora; 166 páginas; 36 reais), de Ayrton Camargo e Silva.
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O autor mostra que uma crise de abastecimento de energia ocorrida na década de 20 restringiu a circulação dos coletivos elétricos e quebrou o monopólio da Light, estimulando o surgimento dos ônibus movidos a combustível.
O famoso Plano de Avenidas do prefeito Prestes Maia, que direcionou pesados investimentos para obras viárias e serviu de base para a estruturação urbana em décadas posteriores, empurrou ainda mais os bondes para o esquecimento. Após anos de sucateamento, eles seriam finalmente extintos em 1968.